top of page

Hospital das Clínicas retoma cirurgias eletivas de forma gradativa e segura em relação à Covid

  • Foto do escritor:  J. POVO- MARÍLIA
    J. POVO- MARÍLIA
  • 26 de ago. de 2021
  • 2 min de leitura

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HC/FAMEMA retomou a realização de cirurgias eletivas (não urgentes) neste mês de agosto. A medida foi possível por causa da diminuição dos casos da COVID-19, o que permitiu a liberação dos leitos de internação. Porém, em caso de necessidade, os leitos poderão ser redirecionados de acordo com a situação epidemiológica da pandemia.

As equipes do Departamento de Atenção à Saúde Ambulatorial Especializada e Hospital Dia (DASAMB) já estão em contato com os pacientes. As cirurgias eletivas serão realizadas de maneira gradual até atingir a capacidade máxima de atendimento do HC/FAMEMA.

“A retomada vai começar a diminuir o represamento causado pela pandemia, pois muitos pacientes estavam aguardando por cirurgias. Com a retomada, pretendemos atender a todos de maneira responsável e dentro das nossas possibilidades epidemiológicas”, conta a Gerente de Atenção ao Centro Cirúrgico, Dra. Iara Alves Coelho Sganzella.

Para as cirurgias eletivas, os pacientes devem manter todos os cuidados e orientações relacionados a COVID-19. É fundamental estar bem de saúde no momento dos procedimentos. Caso o paciente, ou algum parente próximo com quem teve contato, apresente sintomas gripais, a cirurgia é suspensa.

Pensando também na segurança do paciente e da equipe médica, neste momento de pandemia não é permitido ter acompanhante no período de internação da cirurgia eletiva.

Segundo a diretora técnica do DASAmb, Cristina Toshie de Macedo Kuabara, todas as especialidades serão contempladas, obedecendo a demanda de cada disciplina. “As cirurgias oncológicas nunca pararam, mas as de patologias benignas tiveram que ser suspensas. Como o retorno é gradual, será um processo longo até atender toda a demanda, mas estamos começando e vamos atender nossos pacientes da melhor maneira possível”, comenta Cristina.



 
 
 

Comentarios


bottom of page