Buscar
  • J. POVO- MARÍLIA

Hospital Veterinário da Unimar é referência para o tratamento de animais de pequeno e grande portes


O Hospital Veterinário da Universidade de Marília (Unimar) é um centro de excelência para o cuidado e tratamento de animais de pequeno e grande porte, para toda a região. Durante a pandemia, segue oferecendo atendimento qualificado através da equipe de profissionais altamente capacitados, formado por docentes do curso de Medicina Veterinária e médicos veterinários residentes.

De acordo com o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unimar, Fábio Manhoso, manter os atendimentos é essencial. “O Hospital Veterinário da Unimar está funcionando seguindo o plano de contingência para Covid-19, montado pela Comissão Sanitária da própria Universidade, sendo utilizado como parte do ensino aos alunos da graduação e pós graduação, além da extensão, voltada ao atendimento de animais, de todas as espécies”, explica.

São ofertados vários serviços como os atendimentos clínicos e cirúrgicos de pequenos e grandes, patologia clínica, anestesiologia, diagnóstico por imagem, patologia veterinária e reprodução animal.

Segundo o médico veterinário responsável pelos atendimentos clínicos, o docente Rodrigo Prevedello Franco, o Hospital, com sua estrutura completa, proporciona cuidados diferenciados. “Oferecemos diversos atendimentos, sendo que na área clínica os animais são consultados por uma equipe qualificada e encaminhados para os exames complementares, dentro do próprio Hospital, dependendo da necessidade, sendo possível a realização de radiografias, ultrassom, exames laboratoriais, entre outros. Este sistema integrado é um diferencial no atendimento, porque dá agilidade para o tratamento do animal”, detalha.

A aposentada Sandra Geralda Vieira precisou de atendimento para o “urso”, seu cão de apenas 60 dias. Ela contou que confia muito no trabalho da equipe e, por isso, quando precisa de atendimento procura imediatamente o Hospital Veterinário da Unimar. “Só trago os meus animais de estimação aqui, porque os médicos veterinários, tanto os docentes quanto os residentes, são muito atenciosos e sempre assertivos nos tratamentos. Já tive alguns animais e sempre trouxe aqui”, conta.

Dentro dos serviços do Hospital Veterinário encontraremos várias especialidades, que demandam acompanhamento profissional, como a dermatologia, cardiologia, oncologia, ortopedia e homeopatia, sempre com a qualidade da Instituição, em um único espaço, com tratamento realizado pelos docentes de cada área, com o apoio dos médicos veterinários residentes”, ressalta Rodrigo.

O docente Rômulo Francis Estangari, é responsável pelas análises clínicas, com a realização de exames de sangue, bioquímicos, entre outros que são utilizados na rotina do Hospital.

Segundo ele, é muito importante dispor destes procedimentos na Instituição. “Além de agilizar os diagnósticos, nós garantimos a segurança dos animais com a realização dos exames como, por exemplo, nos pré-operatórios, que é fundamental identificar se os animais poderão ou não receber uma anestesia, além de constatar qual a melhor a ser usada”, destaca.

Outro exame essencial é de patologia animal, em que os diagnósticos se dão através do tecido e fluidos dos animais. A responsável pelo procedimento é a docente Camila Dias Porto. “Atuo no diagnóstico da doença de casos como, por exemplo, quando o animal chega com um nódulo e para identificação nós colhemos o material, para a comprovação se é câncer ou uma inflamação, tornando mais seguro e eficaz o tratamento. Além disso, desenvolve a medicina veterinária legal, ocasião em que um animal vítima de maus tratos ou em óbito com suspeita de crime consegue constatar tal ação, destaca.

Alguns destes animais, devido à complexidade da doença, precisam de cirurgia. O docente Paulo Scorsatto, é um dos responsáveis pela cirurgia de pequenos e grandes animais. Segundo ele, a equipe é especializada para realizar todos os tipos de cirurgia “Realizamos cirurgias nas áreas da ortopedia, oncológica, no trato gastrointestinal, trato urinário e todas as demais complicações possíveis encontradas em tecidos moles, além de contarmos com especialistas também para as cirurgias oftalmológicas”, detalha.

Outro diferencial do Hospital Veterinário da Unimar é o atendimento para os animais de grande porte. A docente Letícia Peternelli da Silva, uma das responsáveis do setor, conta sobre a área de atuação. "No setor de grandes animais, são realizados atendimentos tanto clínicos quanto cirúrgicos, além da reprodução de grandes animais, como bovinos e equinos. Contamos com uma equipe especializada, formada por docentes e médicos veterinários residentes, que oferecem tratamentos em todas as especialidades para que, em caso de enfermidades, os animais possam receber o mais qualificado atendimento”, destaca.

O Hospital Veterinário da Unimar está aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. “Estamos funcionando normalmente e os pacientes e clientes recebidos seguindo a ordem de chegada com o rigor do plano de contingência de prevenção a Covid-19”, ressalta o coordenador Fábio Manhoso. Mais informações, através dos telefones (14) 2105-4065 ou (14) 2105-4184.

24 visualizações0 comentário