Buscar
  • J. POVO- MARÍLIA

Hospital Veterinário da Unimar oferece tratamento oncológico para cães e gatos


Hospital Veterinário da Unimar oferece tratamento oncológico para cães e gatos

O Hospital Veterinário da Universidade de Marília (Unimar) é um centro de excelência para o cuidado e tratamento oncológico de cães e gatos, para toda a região. A equipe especializada, formada pelos docentes do curso de Medicina Veterinária e médicos veterinários aprimorandos, oferecem as mais avançadas técnicas para diagnóstico e tratamento dos animais, sempre de forma humanizada.

Segundo a responsável pelo setor de oncologia do Hospital Veterinário da Unimar, a docente Cláudia Sampaio Fonseca Repetti, a equipe é especializada para o diagnóstico e tratamento dos pacientes. “Infelizmente observa-se, nitidamente, que o número de pacientes que possuem algum tipo de neoplasia aumenta a cada dia. Normalmente, atendemos cães e gatos, mas existem algumas raças que são predispostas a determinados tipos de tumores e, também, os animais adultos. Por isso, nós contamos com uma equipe altamente preparada e capacitada para ofertar o melhor atendimento aos pets”, conta.

A equipe especializada oferece as mais avançadas técnicas para diagnóstico e tratamento dos animais, sempre de forma humanizada

O Hospital Veterinário da Unimar oferece a realização de radiografias, ultrassom, exames laboratoriais e patologia animal. Ainda segundo a docente, este sistema integrado, deixa o processo mais seguro e eficaz. “Assim que o tutor chega com o animal e há suspeitas de tumor, iniciamos o procedimento com exames clínicos e exames patológicos, com a avaliação microscópica do nódulo. Uma vez confirmado o diagnóstico, a gente parte para as opções terapêuticas. Contamos com o serviço de cirurgia, quimioterapia e a criocirurgia, que é feito com auxílio do nitrogênio líquido, em que há o congelamento do tumor, tomada as margens de segurança adequadas, para a destruição das células neoplásicas", explica a docente.

De acordo com a médica veterinária aprimoranda do Hospital Veterinário, Elisa Oliveira, outro grande diferencial são as cirurgias oncológicas. “Contamos com um centro cirúrgico com toda a estrutura para receber o paciente, com todo o monitoramento necessário, até mesmo quando é preciso passar a noite sob os cuidados médicos. A cirurgia oncológica normalmente é um procedimento mais delicado, em que redobramos a atenção com o paciente, mas que, de acordo com a necessidade e prognóstico, é fundamental. Normalmente, temos resultados muito bons”, destaca Elisa.

Em cães, é mais comum o aparecimento de nódulos nas mamas das cadelas, testículos dos cães, fígado, baço, ovários e úteros. Mas, pode aparecer em qualquer órgão do corpo. Nos gatos, o linfoma é o tipo mais comum e pode afetar diversos órgãos. “O importante é a conscientização dos tutores para que, ao notar algo de errado, seja um sangramento ou um caroço na mama ou em alguma região do corpo, por menor que seja, procurar atendimento médico veterinário porque quando a gente atende um paciente com um caso muito elevado, por falta de observação do tutor ou por falta de conhecimento, isso pode trazer algum problema para o animal. Quanto mais cedo a gente tratar, melhor será o prognóstico deste animal”, complementa Elisa.

A responsável pelo setor de oncologia do Hospital Veterinário da Unimar, docente

Cláudia Sampaio Fonseca Repetti

É importante ficar atento aos sintomas, que podem ser: diarréia, vômito e nódulos aparentes. "Existem algumas raças que são predispostas a determinados tipos de tumores, além disso, é comum o aparecimento em animais de meia vida a idoso, mas não é uma regra. Animais mais

jovens também podem ficar doentes, mesmo que não seja comum. Por isso, a qualquer sinal é preciso buscar ajuda profissional”, finaliza Cláudia.

Cuide da saúde do seu pet e conte com a equipe do Hospital Veterinário da Unimar. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e de 13h30 às 18h. Mais informações ligue (14) 2105-4065 ou (14) 2105-4184 ou acesse www.unimar.br

23 visualizações0 comentário