top of page
Buscar
  • Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

Incêndio criminoso em prédio da Emdurb prejudica população e deixa prejuízos de mais de R$ 1 milhão


A Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de Marília (Emdurb), estima em mais de R$ 1 milhão os prejuízos com o incêndio criminoso que destruiu completamente o prédio onde funcionava o Departamento de Educação e Apoio ao Trânsito, localizado na esquina da Rua 15 de Novembro com a Rua 7 de Setembro, na área central da cidade.

As labaredas de grandes proporções começaram por volta da meia noite desta segunda-feira (25) e consumiram, além do prédio, 12 motocicletas que eram utilizadas pelos agentes de trânsito da Emdurb, sendo 5 delas 0 km e outras 7 com tempo médio de três anos de uso.

Mobília completa, computadores e equipamentos eletrônicos também foram transformados em cinzas. Inclusive as oito câmeras e o sistema completo de monitoramento do prédio. O teto desabou. Duas garrafas pet com resquícios de gasolina foram encontradas nas proximidades.

O presidente da Emdurb, Dr. Valdeci Fogaça de Oliveira, disse que "o lamentável episódio criminoso traz um prejuízo gigantesco e prejudica toda a comunidade", principalmente diversos eventos religiosos (como procissões) programados para esta Semana Santa e que tinham agendado apoio dos agentes do Gaoc (Grupo de Apoio e Orientação ao Trânsito).

Outras atividades prejudicadas e setores que deixarão de ser atendidos temporariamente pelo Departamento de Trânsito da Emdurb são:

- Atividades dos agentes de trânsito e apoio operacional do setor

- Carreatas agendadas

- Travessias de alunos e pedestres em algumas escolas

- Acompanhamento de obras e serviços (como recapeamento asfáltico e tapa-buracos)

- Interdições pontuais no sistema viário

- Apoio ao trânsito nas panes em semáforos após as recorrentes oscilações de energia (blecautes) da CPF

- Apoio a feiras-livres e eventos

- Fiscalização de vans escolares, táxis e veículos de aplicativo

- Fiscalização e orientações em vagas especiais de estacionamento

- Fiscalização e disciplina do trânsito em toda a cidade

"PREJUÍZOS E GRANDES TRANSTORNOS"

O prefeito Daniel Alonso também lamentou o fato. "Lamentavelmente, a população de Marília é surpreendida e atingida diretamente com esse incêndio criminoso em prédio público municipal. Ocorre justamente em ano eleitoral, em meio a covardes ataques de políticos já envolvidos com nebulosos incêndios aqui na cidade. Um prejuízo enorme que a população vai pagar, além dos grandes transtornos com os serviços atingidos", afirmou o chefe do Executivo.

Ele disse que diante deste cenário estão sendo feitas reuniões para definir reforço na segurança dos prédios públicos e patrimônio municipal, como os poços de abastecimento de água. "Esperamos uma investigação rigorosa e solução desses atos criminosos que tanto aterrorizam nossa população".

SITUAÇÃO PRECÁRIA

O Dr. Valdeci informou que essas e outras atividades correlatas estarão funcionando de forma precária até o pleno restabelecimento físico e operacional do Departamento de Trânsito.

O prédio atingido pelo incêndio criminoso, onde trabalhavam 30 servidores (entre agentes e pessoal de apoio) pertence ao patrimônio público (Prefeitura de Marília) e a frota de motocicletas tinha seguro.

"Até que tudo seja restabelecido, de acordo com os critérios previstos em lei, os agentes trabalharão a pé, de forma precária em relação ao mecanismo necessário para as suas atividades. Infelizmente, a população é a mais prejudicada com esse lamentável episódio criminoso", explicou o presidente da Emdurb.






248 visualizações0 comentário
bottom of page