Iniciadas as obras de interligação de esgoto da Rua Anchieta com a Bacia do Pombo
- J. POVO- MARÍLIA
- 23 de ago. de 2021
- 3 min de leitura

A Prefeitura de Marília, por meio do Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília) e através de contrato com a empresa Replan Saneamento e Obras, deu início na última semana à obra de interligação da rede de esgoto da rua Anchieta, região central da cidade, que era muito aguardada pela população daquela região.
Para a realização da obra foi necessária a interdição do trecho da rua, sendo que a previsão de conclusão é de 20 dias. Esse esgoto será interligado no receptor tronco da avenida Santo Antônio e vai até a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da bacia do Pombo.

Para a realização da obra foi necessária a interdição do trecho da rua, sendo que a previsão de conclusão é de 20 dias
O prefeito Daniel Alonso destacou a importância da obra. “Essa interligação vinha sendo reivindicada por moradores e comerciantes naquele entorno, em que havia muito mau cheiro. Com essa obra, iremos resolver mais um grande gargalo, sendo que será retirada toda a tubulação antiga que passa sob o antigo prédio da Telesp.”
O presidente do Daem, Marcelo José de Macedo, afirmou que a obra é complexa. “Será um trabalho lento, pois pensávamos que teria 8 metros de profundidade e na realidade será de 16 metros. Os trabalhos de interligação de esgoto não são simples, pois muitas vezes os pontos ficam totalmente opostos ao local das bacias, mas estamos avançando e em breve mais esse problema estará solucionado.”

Os engenheiros da Replan, Leonardo Pavarini e José Camilo Mugnai Vieira, explicam que a obra na rua Anchieta utiliza o método não destrutivo para atingir a profundidade ideal. Com essa técnica, não é necessário cortar toda a extensão da rua.
“A dificuldade maior se dá pela profundidade. Existe um canal de águas pluviais e essa rede é muito antiga. Estamos interceptando até a rua 24 de Dezembro e voltando ao poço de visita original. Esse esgoto será canalizado para a bacia do Pombo. Trata-se de uma obra com grau de dificuldade grande”, disseram os engenheiros.
Esse método não destrutivo utiliza uma máquina que faz a perfuração de forma direcional, como explica o diretor da Replan, Reinaldo Pavarini. “Estamos resolvendo um grande problema do centro da cidade e é a última parte do centro que faltava interligar, sendo que será concluída nos próximos dias.”

Commenti