INVESTIMENTOS HISTÓRICOS: RIC AMBIENTAL projeta quatro poços profundos. Um já está sendo perfurado na Zona Sul e outro na Zona Norte de Marília
- Adilson de Lucca
- 27 de mar.
- 4 min de leitura
Atualizado: 27 de mar.

A concessionária RIC Ambiental (responsável pelos serviços de água e esgoto de Marília) em menos de seis meses de atuação já está fazendo investimentos históricos e ampliando o sistema de abastecimento de água na cidade.
Obras deste setor que a população aguardava (e necessitava!) há décadas já estão em andamento e ritmo acelerado, como a perfuração de dois poços profundos de mais de 1.200 metros de profundidade cada um, com vazão total de cerca de 600 mil litros de água por hora, além de adutoras e reservatórios para 3 milhões de litros de água cada um.
Isso vai equilibrar o déficit atual no abastecimento de água em Marília.
Um dos poços profundos está sendo perfurado no Distrito de Lácio, zona sul e outro na região do Bairro Figueirinha, na Zona Norte.
POÇOS PROFUNDOS TAMBÉM NA ZONA OESTE E NA ZONA LESTE
A RIC Ambiental está sendo o divisor de águas, literalmente, na história do abastecimento hídrico em Marília e já tem projetos prontos para perfurar mais dois poços profundos, imediatamente após a conclusão dos dois que estão sendo perfurados atualmente.
Será perfurado um poço profundo na Zona Oeste (imediações da Estação de Tratamento de Água - ETA) e outro na Zona Leste, região do Aeroporto. Desta forma, estarão contempladas as quatros regiões da cidade.
E não vai parar por aí! A RIC Ambiental continuará cumprindo suas metas de trabalho estabelecidas em projetos elaborados por equipes técnicas especializadas e planejamento sustentável para o futuro da cidade.
São elevados investimentos que de forma inédita na história de Marília estão possibilitando um considerável reforço no sistema de abastecimento de água em toda a cidade.
Os investimentos da RIC buscam soluções para garantir maior segurança hídrica e melhorar a distribuição de água em Marília, com iniciativas que integram o Plano de Ação Imediata (PAI), contemplando uma série de medidas para implementar uma infraestrutura mais robusta e sustentável para o Município.
OBRAS DO POÇO PROFUNDO EM RITMO ACELERADO NO DISTRITO DE LÁCIO
Máquinas, equipamentos e homens trabalhando ininterruptamente 24 horas por dia, com rodízio de funcionários em turnos, gerando mais empregos. Assim prosseguem as obras contratadas pela empresa RIC Ambiental para a perfuração de um poço tubular com 1.200 metros de profundidade e a construção de adutora e reservatório com capacidade para 3 milhões de litros de água, no Distrito de Lácio, Zona Sul de Marília.
Os trabalhos devem ser concluídos no início de maio. A previsão é de vazão de cerca de 300 mil litros de água por hora, procedentes do Aquífero Guarani.
O poço profundo de Lácio vai reforçar o abastecimento de água (além do próprio Distrito onde estão localizados o distrito industrial e residências) em bairros como Jardim Florença, Jardim Damasco, Esplanada, Jóquei Clube, Vista Alegre, Parque São Jorge, Jardim Continental, Bairro Nova Marília e dezenas de outros bairros na Zona Sul.
A adutora do poço profundo e o reservatório de Lácio serão integrados ao reservatório localizado ao lado da Havan, o qual terá seu sistema (atualmente abastecendo as Zonas Leste e Sul) aliviado e invertido, passando a ter maior demanda para bairros da Zona Leste.

PERFURAÇÃO DE POÇO PROFUNDO NA ZONA NORTE
Outro marco importante da RIC Ambiental é a perfuração de um poço profundo na região do Gigantão/Figueirinha, na Zona Norte. As obras seguem em ritmo acelerado com equipes divididas em turnos. Foram iniciadas esta semana e devem ser concluídas em até três meses.
Com profundidade de 1.200 metros, o poço extrai água do Aquífero Guarani, com previsão de produção de cerca de 300 mil litros de água por hora.
Também será construída uma adutora de cerca de 1 quilômetro para interligar o novo poço profundo a um reservatório com capacidade para 3 milhões de litros de água.
O sistema vai reforçar o abastecimento de água em toda a Zona Norte de Marília, abrangendo o Bairro Santa Antonieta, Altos do Palmital, César de Almeida, Bairro Figueirinha, Jardim Primavera, Jardim Julieta, Parque Nova Almeida, Parque das Nações, Marina Moretti e dezenas de outros bairros naquela região.
RECUPERAÇÃO DE POÇO ABANDONADO PELA GESTÃO PÚBLICA E REFORÇO NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA ZONA LESTE DE MARÍLIA
Recentemente, foram concluídos os trabalhos de recuperação de um poço profundo que havia sido abandonado pela gestão pública na chamada "Águas do Norte" (Zona Leste de Marília). O poço foi abandonado com 180 metros de profundidade.
A RIC Ambiental contratou equipe técnica que vistoriou o poço, fez levantamentos e constatou a possibilidade de sua recuperação. Resultado: os trabalhos foram concluídos em janeiro deste ano, com o poço passando para 670 metros de profundidade e com vazão entre 80 mil a 90 mil litros de água por hora, integrado ao Sistema Cascata com outros dois poços (entre eles o poço da Represa Cascata).
São extraídas águas do Aquífero Serra Geral, com capacidade conjunta de produzir cerca de 300 mil litros de água por hora.
O Sistema Cascata abastece a Zona Leste, abrangendo o Bairro Aeroporto, Jardim Colibri, Cecap/Aeroporto, Bairro Maria Izabel, Esmeraldas e Jardim Tropical, entre outros bairros e condomínios residenciais daquela região.










Comentários