Justiça Eleitoral realizou auditoria em urnas eletrônicas, em Marília
- Adilson de Lucca
- 28 de set. de 2024
- 2 min de leitura

Vinícius Camarinha e Ricardinho conferem urnas eletrônicas
A Justiça Eleitoral realizou nessa sexta-feira (27), em Marília, auditoria com simulações de votos em urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições do próximo dia 6.
O ato reuniu integrantes do judiciário, Imprensa e representantes dos partidos, coligações e campanhas, além de entidades da sociedade civil.
Ao todo, são mais de 680 equipamentos que passaram pelo processo de geração de mídias, carga e lacração nos cartórios das 70ª e 400ª Zonas Eleitorais.
Para a auditoria, três urnas foram escolhidas aleatoriamente e ligadas já com os dados dos candidatos nas eleições inseridos para uma simulação da votação. Finalizada a votação, foi feita a conferência se o funcionamento do equipamento está correto, com a emissão do boletim da urna. O aparelho é formatado, novos dados são inseridos e a lacração, com selos da Casa Moeda, realizada novamente.
Após essa etapa, as urnas eletrônicas ficam armazenadas e são transportadas para os locais de votação na véspera do pleito, em 5 de outubro, pela manhã. Não é possível utilizar os equipamentos antes da data da eleição, porque os sistemas estão programados para permitir que eles só funcionem durante o dia e horário da votação.

Comments