top of page
Buscar
  • Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

Lab Móvel do Instituto Butantan virá a Marília para acelerar testagem da Covid


O Prefeito de Marília Daniel Alonso (PSDB) confirmou que entre os dias 3 a 18 de novembro Marília vai receber o Lab Móvel do Instituto Butantan. O laboratório móvel ficará instalado em frente ao Ganha Tempo no centro de Marília.

O projeto foi criado no primeiro ano da pandemia para acelerar a testagem de casos suspeitos de Covid e realizar o sequenciamento das variantes em circulação no estado. Estão previstas aproximadamente 500 análises de amostras em Marília no período de duas semanas.

Dentro desse laboratório vai atuar uma equipe de pesquisadores do Butantan que analisará amostras de pacientes moradores de Marília e da região.

“Será possível obter os resultados em até 24 horas e o sequenciamento de variantes em três a seis dias”, disse o gestor municipal de Saúde de Marília, Càsio Luiz Pinto Junior.

A notícia da vinda do lab Móvel para a cidade foi dada pelo Instituto Butantan em um encontro promovido pelo serviço, vinculado ao Estado, e sediado por Marília. O evento foi realizado na última quinta-feira (21) com a participação de 24 municípios da região.

Esses 24 municípios foram selecionados pelo Butantan e participarão direta ou indiretamente das vantagens do Lab Móvel em Marília.

De acordo com a equipe do laboratório itinerante, o container do projeto reuniu as duas funções, de testagem de Covid-19 e sequenciamento de variantes.

“O objetivo é que a agilidade nos exames e na identificação de variantes favoreça a tomada de decisões pelas autoridades de Saúde e poder público, avançando no controle da disseminação viral”, disse o prefeito Daniel Alonso.




43 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page