top of page
Buscar
  • Por Adilson de Lucca

LEITE, ENGORDA E ABATE: Marília tem quase 117 mil cabeças de gado, aponta IBGE


Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que Marília tem 116.655 cabeças de gado. Quase uma cabeça para cada dois habitantes (237.629 pessoas).

Pelos dados, Oriente tem 14.460 cabeças de gado, Pompeia tem 68.950, Vera Cruz 22.495, Garça 39.460, Ocauçu 24.325, Echaporã 35.087, Oscar Bressane 29.240 e Garça 39.460 cabeças de gado.

ENGORDA E ABATE

A maioria do rebanho se constitui do gado de corte, mas Marília também produz leite que representa 5%. A maior parte da produção de gado na região não se caracteriza pela engorda e abate, mas pela criação e venda de bovinos, especialmente bezerros. Os animais são vendidos principalmente para as cidades de São José do Rio Preto, Araçatuba e Presidente Prudente. Já o principal destino do boi gordo são frigoríficos de Lupércio, Lençóis Paulista, Bauru, Lins e Araçatuba.

APTIDÃO

Marília está à frente de regiões economicamente importantes no Estado, como Campinas, Sorocaba, Bauru, São José dos Campos, Ribeirão Preto, entre outras. São Paulo é organizado em 15 regiões administrativas, divididas pelo Governo do Estado, baseadas nas cidades com melhores índices sócio-econômicos.

Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Araçatuba, Marília, Campinas, Sorocaba, Bauru, São José dos Campos, Itapeva, Franca, Ribeirão Preto, Barretos, Registro, Santos, além da região Central, englobam dezenas de cidades em suas áreas de abrangência.

PIB

O valor gerado pela atividade na região de Marília representa 8% do total de R$ 1,5 bilhão do PIB paulista. Um dos principais setores do agronegócio é responsável pela movimentação de R$ 120 milhões por ano, segundo dados do Escritório de Defesa Agropecuária de Marília.

O Brasil tem 203 milhões de habitantes humanos, que abarrotam as capitais e grandes centros do país.

É bastante, mas não se compara à quantidade de animais criados em fazendas para servir à nossa população e à de outros países: 1,9 bilhão. É o que mostra a mais recente Pesquisa da Pecuária Municipal, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Quase todo esse rebanho bilionário é formado por bois, vacas, galinhas e frangos (1,8 bilhão de cabeças). É aproximadamente 9 vezes maior do que a quantidade de seres humanos no Brasil, e maior do que a população de qualquer país do mundo. E há, ainda, animais como porcos, codornas, cabras e ovelhas. Outros rebanhos Nem só de boi, vaca e frango vive o país... Existem outros rebanhos imensos de porcos, ovelhas, codornas e cabras, mais numerosos do que a população de todos dos municípios brasileiros.



.

135 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page