top of page
Buscar
  • Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

Life: vizinhos se unem, implantam videomonitoramento e vigilância comunitária no Jardim Aquarius



Iniciativa inédita está evitando furtos, afastando malfeitores e ampliando a sensação de segurança das ruas do bairro


A cooperação entre moradores do mesmo bairro através do serviço de videomonitoramento, com gravação em nuvem das imagens e com câmeras de elevada precisão tecnológica, o LifeGuard, da Life, consiste na solução encontrada para que os níveis de insegurança e casos de violência caíssem drasticamente no Jardim Aquarius, em Marília.

Tudo começou quando a empresária e moradora há mais de duas décadas, Valéria Cristina Guelfi Pinto, inconformada com os casos de furtos, presenças de dependentes químicos e até roubos mediante abordagem durante caminhadas dos moradores, decidiu obter informações sobre monitoramento por vídeo e câmeras de segurança. “Fiquei sabendo que na cidade de Sorocaba os vizinhos conseguiram superar uma situação semelhante implantando videomonitoramento e a chamada vigilância compartilhada. Depois, soube de caso bem semelhante em Cascavel, no Paraná”, detalhou a empresária.

Ao identificar que a Life poderia ser a empresa de tecnologia apropriada para a implantação do circuito compartilhado de captação de imagens e monitoramento das ruas, casas e demais locais do Aquarius - que inclui o famoso lago artificial de Marília - os moradores deram sequência ao projeto. “O Aquarius é um bairro que se situa entre dois importantes estabelecimentos comerciais de Marília, de um lado fica o Marília Shopping e de outro o Atacadão. Não se trata de um condomínio fechado, mas um bairro aberto para qualquer cidadão. Assim, a estratégia que adotamos para implantar a vigilância comunitária foi o compartilhamento de imagens”, explicou o sócio-diretor da Life, Alair Fragoso.

Atualmente são mais de 80 câmeras distribuídas nas residências e propriedades de 80 vizinhos solidários. Os equipamentos captam imagens das ruas e também dos imóveis, e somente as câmeras compartilhadas abastecem a vigilância comunitária. A cobertura totaliza mais de 15 ruas e pontos públicos. Isso permite que os assinantes do LifeGuard possam operar individualmente e sigilosamente as câmeras instaladas em suas residências e imóveis. “Cada assinante tem seu sistema individual, podendo incluir várias câmeras. As posicionadas para as ruas e pontos comuns do bairro são compartilhadas”, explicou Fragoso.

Para o compartilhamento, os vizinhos que aderiram ao que vem sendo chamado de ‘Big Brother Aquarius’ e ‘Vigilância Entre Amigos’ assinaram um termo de autorização de retransmissão das câmeras de abrangência coletiva. “É o primeiro formato de videomonitoramento de um bairro aberto e a experiência vem sendo exitosa”, afirmou o diretor da Life.

LifeGuard

O serviço de videomonitoramento com gravação em nuvem da Life, o LifeGuard dispõe de câmeras IP. “Garantimos toda a infraestrutura em comodato, suporte técnico especializado e aplicativo próprio para visualização das imagens. Do celular, por exemplo, os moradores têm acesso simultâneo às transmissões das câmeras, conferindo tudo o que se passa na rua de sua casa ou nas ruas do bairro, bem como no lago”, informou o supervisor comercial, João Guilherme Rodrigo Barbosa.

Em operação customizada pela Life, o LifeGuard no Jardim Aquarius vem proporcionando a sensação de segurança plena e o combate direto à violência. Casos de furtos diminuíram e as abordagens de moradores também foram reduzidas consideravelmente. Outro ponto foi o sumiço de usuários de drogas e de suspeitos que perambulavam pelo bairro.

Quer saber mais sobre os serviços da Life e o LifeGuard? Então acesse o site oficial da Life, www.life.com.br e www.life.com.br/guard, ou entre em contato com a central de vendas através do telefone (14) 3434-0400.


299 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page