top of page
Buscar
  • Por Adilson de Lucca

LUTO: Vereador Ivan Negão deixa legado de luta pelas comunidades. "Muito preconceito", dizia


A comunidade da Vila Barros, na Zona Norte de Marília, onde o vereador Ivan Negão, 42 anos, nasceu e foi criado, comemorou efusivamente a vitória dele nas eleições de novembro de 2020. Foi eleito para essa legislatura com 1.606 votos, pelo PSB. Ivan faleceu na madrugada desta quinta-feira (5), vítima de infarto.

O velório será a partir das 14h na sala 7 do Velório Municipal e o sepultamento às 17h30.

Ele estava em casa quando sofreu o infarto. A família acionou o SAMU que constatou que Ivan já estava em parada cardíaca. Ele chegou a ser socorrido ao pronto socorro, mas não resistiu.

Nascido em 27 de novembro de 1980, Ivan Negão era casado com Laiane Caroline Barbosa do Nascimento. Ele deixa seis filhos Karen Beatriz, de 21 anos, Amábile de 19 anos, Luiz Felipe, de 14 anos, Luiz Miguel, de 8 anos e Rebeca, de 9 anos e Lara, de 3 anos.

O atual secretário da Saúde, dr. Sérgio Nechar, assumirá a vaga de Ivan na Câmara Municipal.

O VEREADOR DAS COMUNIDADES

Ivan Negão era o quarto de seis irmãos. Nasceu e foi criado na comunidade da Vila Barros, na Zona Norte de Marília. "Tive uma infância sofrida, mas muito alegre. Uma vida bem simples. A chuva para nós era uma alegria na rua e uma tristeza dentro de casa, porque chovia mais dentro de casa do que na rua", lembro Ivan em entrevista à TV Câmara. "Não podia achar um plástico na rua que já levava pra casa".

Ivan disse que com 16 para 17 anos já queria fazer uma revolução pelas comunidades. "Veja bem! Eu queria mostrar que ali também tinha vida, ali tinha pessoas do bem, por mais que falavam que era uma comunidade muito violenta...Onde há miséria há violência, isso aí é inevitável, mas sempre procurei mostrar o lado bom da minha comunidade, levei o nome da minha comunidade no peito".

Ivan disse que perdeu empregos por causa do preconceito, por ser da comunidade. "Ora que viam o meu endereço, eu não voltava nem do almoço. Davam desculpas que o movimento estava fraco. Hoje eu entendo isso", afirmou o vereador. "Assim foi a minha vida, dos meus irmãos de de vários moradores da comunidade. Muito preconceito".

Ele lembrou uma oportunidade onde foi abordado por policiais. Ao informar que morava na comunidade e não tinha nenhuma passagem pela polícia, gerou admiração dos pms.

"Vou voltar, concluir uma faculdade", disse Ivan, que parou os estudos no segundo ano do colegial por conta do trabalho. Ele trabalhou em várias lojas do comércio de Marília.

O apelido Ivan Negão surgiu em meados de 2019, por conta do pagode. Ele integrou o grupo deu branco, tocando surdo. Também atuava como DJ.

Ele disse que decidiu ser candidato a vereador em 2020 por incentivo de amigos e conhecidos. "Você tem que se candidatar, diziam". Ivan disse que fazia ações sociais, mas nunca teve interesse político.

Decidiu se candidatar para ajudar a maior favela de Marília. "Vou tentar e me candidatar, falei para eles. Aí fui procurar saber e tive apoio da comunidade", lembrou. "Meu dever é lutar pelas comunidades, sei o que é morar nas comunidades"", comentou.

COMEMORAÇÃO DA VITÓRIA, EM 2020

Uma grande carreata pela Zona Norte marcou as comemorações da vitória de Ivan Negão.

"Tá na palavra de Deus, Eclesiastes 3:1 diz assim, que há um tempo para todo propósito debaixo do céu, há tempo de nascer e tempo de morrer e há tempo para plantar e agora chegou o tempo de colher e o Ivan Negão colheu. Foi um trabalho tranquilo, sincero, respeitoso e prevaleceu a vontade de Deus", disse um apoiar do então eleito, em vídeo após a carreata.

"Além de amigo, um irmão pra gente aqui na comunidade...Pode ter certeza, Deus vai abençoar imensamente o coração desse cara e ele vai fazer o bem de verdade para todas as comunidades, certo família, desde a zona norte, leste e oeste, todas as quebradas", afirmou outro apoiador.

O vídeo teve como pano de fundo uma música do MC Marks intitulada Deus é Por Nós e cita "a favela venceu".

"Veja bem, veja bem, gratidão! A vitória não é minha, a vitória é da nossa comunidade. Do povo, pelo povo, para o povo. É isso!", disse Ivan Negão, no vídeo.


Ivan Negão no grupo de pagode Deu Branco, em 2013


MENSAGENS

PRESIDENTE DA CÂMARA

O presidente da Câmara de Marília, vereador Eduardo Nascimento, postou uma mensagem em suas redes sociais:

"A vida acontece no agora. Sua partida, meu irmão Ivan, mostra-me que o amor e a amizade devem ser urgente, sempre para o momento e nunca para depois.

Cheio de sonhos, jovem, guerreiro, persistente e corajoso. Sua passagem nos ensinou que com luta: tudo é possível.

Ironicamente você que era tão coração, foi traído pelo seu músculo involuntário. E nos deixa, neste dia 05 de janeiro de 2023, sem chão... No auge dos seus 42 anos, deixa sua esposa, filhos, filhas, mãe, familiares e amigos. Ficando uma lacuna enorme para todos nós. Nada preencherá sua ausência para nós que o admirávamos e o amávamos. A vida agora é reticências.

Ivan Negão tratava todos com dignidade e lutava incansavelmente pelo povo de Marília. Vereador, represente das comunidades, chegou com vontade de lutar por uma cidade mais justa e inclusiva. E hoje, o município de Marília chora sua falta; porque pessoas de visão coletiva são raras. Sentiremos falta de sua alegria contagiante, de seu sorriso sincero, da sua música( do nosso bom samba) e de todo seu bom humor. Sentiremos falta dessa pessoa generosa e altruísta que era você, meu amigo!

Que Deus nos ampare em seu infinito amor e acolha em seus braços todos os familiares e amigos.

Ivan, você morará para sempre em nossos corações! Vai em paz, meu amigo!

Eduardo Nascimento".


PREFEITO DANIEL ALONSO

“O Ivan foi uma estrela da comunidade, alguém que chegou ao topo e brilhou dentre os mais humildes, agora fica o seu legado de dedicação ao próximo como vereador e líder comunitário e amor incondicional ao seu povo. Nesse momento de dor e saudade nos solidarizamos com os familiares e amigos e desejamos força a todos que o cercavam”. O prefeito decretou luto de três dias em Marília.


EX-PREFEITO ABELARDO CAMARINHA

"MEUS SENTIMENTOS À FAMÍLIA E AOS AMIGOS DO NOSSO AMIGO VEREADOR IVAN NEGÃO.

Companheiro de campanha, filiado ao PSB, andamos juntos nas ruas das comunidades.

As comunidades perderam seu representante, que lutava para incluir esporte, saúde e lazer aos mais necessitados, também com atuação contra o racismo".


LÚ SANTOS, LÍDER COMUNITÁRIA

"Estou em silêncio, muita dor no coração!

Ivan Negão, homem com uma história de vida de muita superação e exemplo, dói muito em saber que você partiu....acabamos de conquistar projeto de vagas para nosso povo em concurso público, agora não era hora meu amigo, tínhamos muita coisa pra articular....estou sem chão...

Sua luta e sede por justiça será sempre lembrada, você sempre será lembrado, um grande líder carismático da periferia da comunidade negra e do samba, filho de zumbi dos palmares, meu amigo, irmão, com muito orgulho chegou ao cargo máximo de poder na sociedade como vereador, uma grande perda pra nossa cidade!!!

Ivan negão, você nos ensinou a ter humildade e nas adversidades sempre estar do lado do povo, lutando por justiça social, você sempre honrado!

Vai em paz amigo, partiu muito jovem, mas suas ideias estarão sempre viva conosco!

Que Deus conforte a família!".

PERFIL

Nascido em 27 de novembro de 1980, Ivan Negão era casado com Laiane Caroline Barbosa do Nascimento. Ele deixa as filhas Rebeca Lorraine Alves do Nascimento e Lara Isa Alves do Nascimento.

Assumirá a vaga de Ivan Negão na Câmara o atual secretário municipal da Saúde, dr. Sérgio Nechar, que exerceu o cargo de vereador na legislatura 1996/2000.






Ivan Negão com nova mesa diretora da Câmara, eleita no mês passado






290 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page