top of page

Luísa Castro se apaixonou pela atividade de intérprete de Libras na adolescência e se tornou profissional e referência na área

  • Adilson de Lucca
  • há 1 hora
  • 3 min de leitura
ree

Vocação. Assim a intérprete profissional de Libras (Língua Brasileira de Sinais), Luísa Castro Machida, define o início de suas atividades neste segmento profissional. "Aos 13 anos, vi uma mulher praticando Libras na igreja, achei muito bonito e me interessei pela atividade", contou Luísa ao JORNAL DO POVO, que está há 26 anos na atividade.

Desde então, ela foi se aperfeiçoando até se tornar profissional na área, sob regulamentação da Lei de Inclusão e certificado de conclusão reconhecido pelo MEC e expedido por entidades credenciadas, com avaliações de bancas examinadoras formadas por surdos e profissionais de estabelecimentos de ensino superior. "Mas aprendi muito, de fato, andando e convivendo com pessoas e amigos surdos", ressalta. Atualmente, Luísa Castro é uma das referências na atividade.

Ela atua em período integral (das 7h às 16h) em uma sala de aula na Escola Estadual Professora Sylvia Ribeiro de Carvalho, no Bairro Nova Marília, onde há um aluno com surdez profunda. Na Escola tem outro aluno surdo, mas faz uso de aparelho auditivo.

A intérprete de Libras possui formação na área e atua em eventos públicos e privados, seguindo os protocolos de regulamentação da profissão, como carga horária e remuneração.

A principal lei que regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete de Libras é a Lei nº 12.319/2010, atualizada pela Lei nº 14.704/2023, que expandiu a atuação para incluir o guia-intérprete e definiu regras de formação, proficiência (exames), condições de trabalho e ética profissional, visando garantir o acesso à comunicação e a valorização desses profissionais fundamentais para a inclusão da comunidade surda no Brasil. 

ree
ree

Luísa Castro com a amiga e também intérprete de Libras, Janaína

ree

Apresentação em evento no espaço Cão Pererê e em lançamento de livro

ree

A fã número 1, Luísa Castro, no palco com o cantor Alexandre Pires

NOS PALCOS DE ARTISTAS

Luísa Castro se diz fã número 1 do cantor Alexandre Pires. Este ano, ela foi até Sertanópolis (PR) para participar de um show do artista em praça pública (aniversário da cidade). Estava programada a presença dela no palco, ao lado do cantor.

"Mas, quando cheguei lá, assessores dele me disseram que o palco era pequeno e não dava pra mim ficar ao lado do Alexandre", lembra Luísa. Ela foi até o camarim do artista e relatou o fato.

Durante o show, o cantor a chamou para subir ao palco e fizeram a apresentação juntos. "Foi a realização de um sonho meu", afirmou.

Luísa é casada com Fábio Machida, que faz os registros de imagens nos eventos. Ela também atuou em palcos de shows com cantor Daniel, no rodeio de Vera Cruz e no aniversário de Tupã. Também esteve no palco em shows do grupo Traia Véia e João Bosco e Vinícius, em Pompeia.

ree

Luísa com o governador Tarcísio de Freitas e o intérprete de Libras, Gabriel

EVENTOS POLÍTICOS

Outra experiência da intérprete de libras é referente à campanhas e eventos políticos. Ela atuou na campanha eleitoral e solenidades de posse do atual prefeito Vinicius Camarinha. Nas postagens de Vinicius, ela sempre comenta: "meu prefeito não tem defeito".

Esta semana, participou de um evento na Famema/H.C com a presença do ministro Márcio França, outras autoridades e uma live do presidente Lula.

Luísa também esteve presente em eventos de formaturas do Programa Caminho da Capacitação, com o governador Tarcísio de Freitas e a primeira dama do Estado, Cristiane Freitas.

Confira mais no instagram de Luísa Castro CLIQUE AQUI

ree

Luísa Castro nas solenidades de posse do prefeito Vinicius Camarinha e com ele em evento: "meu prefeito não tem defeito", escreve ela nas postagens do chefe do Executivo

ree

Luísa Castro com integrantes da Associação dos Surdos de Marília na Câmara Municipal e com

a vereadora Fabiana Camarinha na tribuna: "nossa madrinha"

Luísa Castro participou de um quadro com o humorista Tom Cavalcanti

ree

 
 
 
bottom of page