top of page
Buscar
  • Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

Médico do Hospital da Unimar e docente da Universidade participa de congresso em São Paulo


Médico João Paulo Pilon compartilha experiências e conhecimentos no

3º Summit de Disfagia 2023

O Hospital A.C. Camargo Câncer Center, localizado em São Paulo, foi palco do 3º Summit de Disfagia 2023. O evento reuniu profissionais experientes no manejo e tratamento da disfagia, abordando diversas perspectivas sobre o tema. Entre eles, o médico João Paulo Pilon, que atua no Hospital Beneficente Unimar (HBU) e docente da Universidade de Marília (Unimar).

Com o tema "Os caminhos da expertise em Disfagia no ambiente hospitalar", os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e compartilhar experiências valiosas. Um dos destaques do evento foi a participação do Dr. Pilon, responsável pelo ambulatório de disfagia do adulto, no HBU.

O doutor Pilon abordou o tema “Ambulatório de especialidades no ambiente hospitalar do adulto”. Durante sua apresentação, ele compartilhou sua atuação nos atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) e em convênios com a Secretaria Municipal de Saúde de Marília.

Além disso, o médico e docente da Unimar também participou de uma mesa redonda de discussões, na qual teve a oportunidade de debater sobre o tema da disfagia e compartilhar suas experiências dentro do ambulatório. “Foi um momento muito importante, uma vez que pudemos apresentar a nossa vivência e compartilhar com os demais colegas, as situações que ocorrem durante o atendimento. E isso contribui também para o compartilhamento destes conhecimentos com os nossos alunos de medicina”, destacou doutor Pilon.

Para a superintendente da Associação Beneficente Hospital Univesitário (ABHU) Márcia Mesquita Serva Reis, a participação dos médicos do HBU e docentes da Unimar em eventos de repercussão nacional e internacional, é muito importante. “Isso mostra que estamos sempre buscando estar atualizados e em busca da troca de experiências. Elas são enriquecedoras, pois o compartilhamento destas situações promove a melhoria no atendimento aos pacientes e a formação de nossos alunos, que é o nosso foco principal”, explicou.

O que é?

Disfagia é a dificuldade de engolir alimentos e líquidos, a percepção de “arranhar”, ou ficar “presa” a comida ou bebida na passagem da garganta, muito comum o indivíduo relatar que machucou a região ao deglutir — é um sintoma e não uma doença.


61 visualizações0 comentário
bottom of page