top of page
Buscar
  • Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

Médicos do Hospital da Unimar participam de congresso mundial na Alemanha


Os médicos do Hospital Beneficente Unimar (HBU) e docentes do curso de Medicina da Universidade de Marília (Unimar), José Antônio Cotrim Júnior e Leonardo Ruiz Casemiro, participaram de um dos maiores congressos de cirurgia endovascular, realizado na Alemanha. O Leipzig Interventional Course (Curso Intervencionista de Leipzig) é considerado um dos principais eventos sobre cirurgia vascular e endovascular da atualidade.

Foi a primeira vez que Cotrim Júnior participou do programa, que na verdade é um curso interdisciplinar ao vivo, projetado para fornecer uma plataforma global, permitindo a discussão dos pacientes vasculares, integrando colegas de diferentes especialidades, de vários países.

Segundo o especialista, foi possível compartilhar informações com os mais diversos profissionais presentes no evento. “O evento possibilitou o aprendizado de novas técnicas cirúrgicas, além do conhecimento dos materiais mais modernos utilizados atualmente, o que proporciona o aprimoramento da qualidade do serviço prestado aos pacientes portadores de patologias vasculares”, destacou.

Cotrim Júnior explicou que a edição realizada em junho contou com 45 casos ao vivo e 550 apresentações de casos do mundo inteiro. Também foram realizados cursos satélites, além de workshops, mesa-redonda, cursos sobre técnicas cirúrgicas e aperfeiçoamento de materiais. “Tivemos acesso a muito conteúdo enriquecedor, que foi compartilhado entre os diversos profissionais presentes no evento”, explicou.

Os profissionais também tiveram acesso à área expositora, onde estavam presentes estandes dos fabricantes mundiais de materiais. “Foi possível fazer o manuseio e conhecer algumas ferramentas tecnológicas de última geração no que diz respeito ao diagnóstico das patologistas vasculares e seus tratamentos”, complementa Cotrim.

Benefícios ao ensino

A participação dos profissionais no congresso Leipzig Interventional Course beneficia, também, o aprimoramento no campo do ensino da medicina. Segundo o médico, as informações obtidas e compartilhadas com outros profissionais na Alemanha vão ser apresentadas aos estudantes. “Isso faz com que o curso de Medicina da Unimar tenha a possibilidade de apresentar, em primeira mão, o que há de mais atual no campo da cirurgia vascular e endovascular”, conta.

O diretor clínico do HBU, José Pedro Trevisan Novaretti, compartilha da opinião de Cotrim. Segundo ele, é de suma importância oferecer aos novos médicos o acesso a estas informações, sobre a modernas técnicas de abordagem e doenças vasculares severas. “Além de melhorar o atendimento dos usuários do HBU, ainda é possível oferecer subsídios para a melhor formação dos médicos”, ressaltou.


38 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page