top of page

MAIO AMARELO: Emdurb realiza esta semana ações educativas com alunos das escolas municipais no Ginásio de Esportes

  • Adilson de Lucca
  • há 4 horas
  • 2 min de leitura

A Prefeitura de Marília, através da Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de Marília) dá sequência nesta semana às atividades do Maio Amarelo 2025 – "Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana".

Nesta segunda-feira (12), serão realizadas atividades da Cidade Mirim de Trânsito com alunos das Emeis e das Emefs no Ginásio de Esportes da Avenida Santo Antonio, em parceria com a secretaria municipal da Educação. A programação no Ginásio de Esportes seguirá até a sexta-feira (16).

"A Emdurb está contratando 10 mil agentes de trânsito, que são as crianças das Emeis e Emefs. Elas receberão material didático com foco na educação de trânsito, além de orientações com profissionais da área em linguagem apropriada . As crianças atuam como agentes multiplicadores de informações, levando para casa e seus círculos noções da importância de se respeitar as regras de trânsito", explicou o presidente da Emdurb, Paulo Alves.

Paulo Alves, presidente da Emdurb, com grupo de teatro que fez ações educativas

do trânsito nos semáforos

PEDÁGIO NO CENTRO

Na quarta-feira (14), será realizado pela Emdurb, Pedágio de orientação na "ilha" entre a Avenida Tancredo Neves e a Rua 9 de Julho, em parceria com a secretaria municipal da Saúde, Sest Senat e Detran.

AÇÃO COORDENADA

O objetivo do Maio Amarelo é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil.

A intenção da campanha é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade envolvendo os mais diversos segmentos como órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e a sociedade civil organizada para efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, guardando toda amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

MOVIMENTO INTERNACIONAL

A Campanha “Maio Amarelo” é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, que deve ser seguro para todos em qualquer situação. A escolha do mês de maio foi uma proposta da ONU quando decretou a década de ação para segurança no trânsito em 11 de maio de 2011. Porque amarelo? A cor amarela foi escolhida por ser a cor da advertência no trânsito, sinal de alerta aos motoristas.

Para o ano de 2025, o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) definiu como tema: "Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana". A mensagem central ressalta que "A verdadeira mobilidade humana se constrói quando todos se sentem seguros e respeitados. Para isso, é fundamental que a responsabilidade individual se torne uma prioridade coletiva. Juntos, podemos transformar nossas cidades e rodovias em espaços mais seguros e inclusivos para todos."

ALINHAMENTO

O Maio Amarelo 2025 está em sintonia com importantes marcos legais e diretrizes de segurança no trânsito, como a Lei nº 13.614/2018, que instituiu o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito Brasileiro (PNATRANS). O PNATRANS, revisado para o período de 2021 a 2030 em conformidade com a Segunda Década de Ações para a Segurança no Trânsito da ONU, estabelece a meta do Brasil de reduzir em 50% as mortes no trânsito.

A iniciativa também se alinha ao Projeto Nacional de Segurança Viária da PRF, instituído pela Portaria DG/PRF nº 373/2022, que visa implementar um modelo de gestão da segurança viária em consonância com as diretrizes da ONU e do PNATRANS.


 
 
 

Comments


bottom of page