Buscar
  • J. POVO- MARÍLIA

Marília poderá ter frio de até 1°C nos próximos dias, alerta a Defesa Civil


A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta na tarde desta terça-feira (27) sobre a possibilidade de registros de baixas temperaturas nos próximos dias em cidades do interior de São Paulo.

Marília, de acordo com o órgão, pode ter frio com temperaturas extremamente baixas, variando entre 1 e 2 graus. A sensação térmica pode ser ainda mais baixa dependendo da região, chegando a -3 graus.

Entre esta quarta-feira (28) e domingo (1º), uma massa de ar frio vai avançar em todo o território paulista, derrubando as temperaturas e provocando formação de geada. Ainda segundo a Defesa Civil, é necessário atenção às pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas que vivem em situação de rua. A secretaria municipal de Assistência Social já adotou algumas medidas preventivas para pessoas em situação de vulnerabilidade nesta nova onda fria.

OPERAÇÃO INVERNO

A Prefeitura de Marília já preparou medidas de proteção. Serviços de Assistência e Desenvolvimento Social, como Casa Cidadã e Centro Pop, estão à disposição da população desabrigada.

A Operação Inverno, que está em vigor desde o último dia 15 de maio, com objetivo de atender aos moradores de ruas, em especial nesses dias de temperaturas muito baixas. A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social está desenvolvendo um trabalho de busca e orientação de moradores em situação de rua, através das equipes de abordagem social, que ainda não foram para os abrigos oferecidos pelo poder público municipal, para que aceitem a ajuda para se protegerem do frio, principalmente nas madrugadas.

Mesmo com a pandemia da Covid-19, os serviços foram mantidos, porém com limitação de vagas, como são os casos da Casa Cidadã e do Centro Pop. De acordo com a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Wania Lombardi, todas as pessoas em situação de rua são abordadas diariamente pelas equipes capacitadas para fazer este tipo de atendimento. “Além de atendermos à demanda de pessoas em situação de rua, que aumentou muito por conta da pandemia, nossa preocupação também é com essa população neste período de temperaturas baixas. Por isso reforçamos a orientação para que aceitem ir para os abrigos, ficando assim protegidas do frio, que deve ser muito rigoroso nos próximos dias”, disse a secretária.

A Casa Cidadã, que fica na rua Paraíba, 674, no bairro Banzato, zona leste da cidade, funciona todos os dias, das 18h às 7h, disponibilizando banho, jantar, pouso e café da manhã. Já o Centro Pop, localizado ao lado do Camelódromo, na região central da cidade, funciona das 8h às 17h, fornecendo orientações, kits de higiene pessoal, lavagem de roupas e vale para almoço no Bom Prato. As equipes de Abordagem Social podem ser acionadas pelos telefones (14) 98111-8291 ou (14) 98111-7920, de segunda a sábado, das 7h às 19h, e aos domingos, das 8h às 12h. “Durante essa Operação Inverno, a Casa Cidadã atende em qualquer horário entre 18h e 7h, acolhendo assim os moradores de rua para que fiquem protegidos do frio”, afirmou Wania Lombardi.




93 visualizações0 comentário