J. POVO- MARÍLIA
Marília registra terceira morte por gripe Influenza e intensifica ações de vacinação

A Secretaria da Saúde de Marília confirmou nesta segunda-feira (12), o terceiro óbito deste ano por gripe Influenza A. A vítima desta vez é uma idosa de 72 anos, que sofria de problemas cardíacos e câncer, segundo notificação hospitalar. Os sintomas tiveram início dia 26 de maio e o óbito confirmado dois dias depois.
De acordo com o boletim divulgado pela Saúde, a mulher havia tomado a vacina contra a gripe seis antes do óbito, “o que infelizmente não confere imunidade da vacina”, explicou. Na mesma nota, a prefeitura lamentou a morte e se solidarizou com familiares e amigos da vítima, lembrando que a vacina Trivalente está disponível na rede municipal de Saúde; ela protege contra três cepas do vírus: H1N1, H3N2 e Influenza B.
As outras duas mortes do ano por gripe em Marília foram de uma idosa de 73 anos no dia 27 de maio e de um homem de 59 anos, dia 1° de junho. Ambos não haviam sido vacinados contra a Influenza, segundo divulgou a prefeitura. A Saúde lembra que a vacina pode ser obtida de 2.a a 6.a feira, das 7h às 17h, em todas as unidades de saúde do município.

PÚBLICO ALVO: 43% VACINADOS
Com as ações promovidas pela Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, durante a semana passada, a cobertura vacinal contra a Influenza (gripe) chegou a 43,12% do público alvo, que totaliza 101.938 pessoas no município, com 43.958 doses administradas. Foram duas ações realizadas na última semana, sendo que na terça (6) e quarta-feira (7) as unidades de saúde do Chico Mendes (zona oeste), Santa Antonieta (zona norte) e Cascata (zona leste) funcionaram em horário estendido até as 21h – é importante ressaltar que a UBS Nova Marília (zona sul) já atende até as 22h em dias úteis de segunda a sexta-feira. Durante essa ação, foram administradas um total de 717 vacinas, sendo 473 doses de Influenza, 179 de Covid e outras 65 de rotina. E no último sábado, dia 10, das 9h às 14h, a ação aconteceu na chamada Ilha da Rua 9 de Julho, esquina com a Avenida Tancredo Neves, no centro da cidade, no ônibus da Saúde, sendo que mais 410 pessoas foram vacinadas contra a Influenza. Mesmo com todas as ações, a cobertura vacinal de 43,12% está muito abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Saúde nessa 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que é de 90%, como destaca o secretário municipal da Saúde, Dr. Osvaldo Ferioli Pereira. “Ainda não chegamos à metade da meta do Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal da Saúde continuará fazendo a sua parte, promovendo novas ações para que esse índice melhore. E pedimos que a população tome a vacina contra a gripe, evitando assim casos graves da doença que podem, inclusive, levar à morte. É importante ressaltar que a vacina é segura e eficaz, sendo a melhor prevenção contra casos mais graves de gripe”, afirmou o secretário.

NOVA AÇÃO NO SÁBADO A Prefeitura irá realizar neste sábado, dia 17 de junho, mais uma ação de vacinação contra a Influenza e também outras doenças, com a abertura de 13 unidades de saúde, das 8h às 13h. As unidades que estarão abertas são as seguintes: USF Jardim Maracá, UBS Alto Cafezal, USF Bandeirantes, UBS Cascata, UBS Castelo Branco, UBS Chico Mendes, USF Costa e Silva, USF JK, UBS Nova Marília, UBS Planalto, UBS São Judas, USF São Miguel e UBS Santa Antonieta. A enfermeira responsável pelo Programa Municipal de Imunização, Juliana Carvalho Bortoletto Gomes, lembrou que a vacina contra a Influenza está disponível para toda a população. “A partir dos seis meses de vida, todas as pessoas podem e devem se vacinar contra a gripe. A vacina da Influenza, chamada Trivalente, protege contra três cepas do vírus - H1N1, H3N2 e Influenza B. Além disso, as pessoas poderão também atualizar a carteira de vacinação, pois teremos também as vacinas de rotina à disposição, inclusive contra a Covid. É mais uma grande oportunidade para a população mariliense aproveitar, disse Juliana.

