J. POVO- MARÍLIA
Marília tem segundo caso da variante Delta e saúde monitora a situação

O segundo caso da variante Delta da Covid em Marília, neste mês, foi confirmado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Estado da Saúde, em Marília. O primeiro caso da referida variante foi registrado no dia 13, sendo um homem residente da Zona Norte que havia visitado parentes em Ibirarema, onde a variante já havia sido detectada.
"O monitoramento não deve ser confundido com diagnóstico, este sim de caráter individual. Não é necessário, do ponto de vista técnico e científico, sequenciamentos individualizados, uma vez confirmada a circulação local da variante", destaca Nota do Centro de Vigilância.
A Secretrria Municipal da Saúde destacou que segue realizando o trabalho de monitoramento para bloqueio da variante Delta.
NOTA DO CENTRO DE VIGILÂNCIA
“O balanço do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) aponta 266 casos da variante Delta, sendo 57 casos autóctones, dez casos importados e 199 confirmações em fase de investigação epidemiológica.
A delta, assim como a alpha, beta e gamma, são classificadas como ‘variantes de atenção’ pelas autoridades sanitárias devido à possibilidade de aumento de transmissibilidade ou gravidade da infecção, por exemplo. Até 23 de agosto, análises do Instituto Adolfo Lutz e do CVE identificaram três casos autóctones de beta, 36 de alpha e 888 de gamma.
A confirmação ocorre por meio de sequenciamento genético, um instrumento de vigilância, ou seja, de monitoramento do cenário epidemiológico, que não deve ser confundido com diagnóstico, este sim de caráter individual. Portanto, não é necessário, do ponto de vista técnico e científico, sequenciamentos individualizados, uma vez confirmada a circulação local da variante.
As medidas já conhecidas pela população seguem cruciais para combater a pandemia do coronavírus: uso de máscara, que é obrigatório em SP; higienização das mãos (com água e sabão ou álcool em gel); distanciamento social; e a vacinação contra a Covid-19".
GRUPO UNIMED ALERTA
Covid Delta: