O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HC/FAMEMA) realizou, de forma inédita na instituição, um Transplante de Córnea Endotelial do tipo DMEK (Descemet Membrane Endothelial Keratoplasty).
A técnica DMEK é a mais moderna entre os transplantes de córnea lamelares posteriores. Nela, é realizada apenas a substituição da membrana de Descemet e do endotélio corneano — as camadas mais internas da córnea — preservando o restante do tecido do paciente. Isso proporciona recuperação visual mais rápida, menor taxa de rejeição e melhores resultados funcionais.
A realização deste transplante marca um momento histórico para o Hospital das Clínicas de Marília, fruto do empenho de uma equipe dedicada, do apoio institucional e da constante busca pela atualização científica.
É um avanço importante na área da oftalmologia e reafirma o compromisso do HCFAMEMA com a inovação, qualidade assistencial e formação de excelência.
A direção do HC/Famema destacou o feito. "Parabenizamos todos os profissionais envolvidos nessa conquista e reforçamos nosso compromisso com a oferta de atendimento humanizado, técnico e inovador à população".
EQUIPE QUE PARTICIPOU DA CIRURGIA:
Dr. Rodolfo Ferreira de Mello (médico colaborador voluntário responsável pelo procedimento);
Dr. Robson André de Moraes (médico residente do serviço de Oftalmologia do HCFAMEMA);
Dr. César Augusto Baaklini (Chefe do Serviço de Oftalmologia do HCFAMEMA);
Profa. Dra. Simone Almeida (Preceptora da Residência Médica de Oftalmologia do HCFAMEMA);
Prof. Dr. Fábio Triglia Pinto (Responsável pelo Ambulatório de Córnea);
Prof. Dra. Fabiana Paris (Responsável pelo Banco de Olhos);
Prof. Dr. José Augusto Alves Ottaiano (fundador do serviço de oftalmologia do HCFAMEMA).
Comentários