Não há presente melhor que saúde e qualidade de vida. E Marília, ao comemorar seus 94 anos de fundação, reafirma o Selo Verde e elevação nos índices de preservação do meio ambiente. Tudo isso, graças à conclusão das importantes obras do tratamento de esgoto. Um desafio histórico vencido através do potencial, gerenciamento e realização de uma empresa genuinamente mariliense: a Replan, Obras e Saneamento.
Um grande desafio retomado e concluído a partir da primeira gestão do atual prefeito, Daniel Alonso, em 2017.
Além de recuperar o projeto como um todo e parte das obras abandonadas por gestões anteriores, a Prefeitura e a Replan conseguiram ainda viabilizar as obras com valores três vezes menores do que os orçados há quinze anos, gerando milhões de reais em economia para os cofres públicos.
DEZENAS DE EMPREGOS E 70% DO ESGOTO JÁ TRATADOS
Trabalho que também gerou dezenas de empregos diretos e indiretos. Com a seriedade e capacidade técnica e profissional da Replan, Marília comemora 100% do esgoto tratado, com a significativa marca de 1,2 mil litros de esgoto tratados por segundo.
A tradição, credibilidade e seriedade da Replan, dirigida pelo empresário Reinaldo Pavarini, resultaram naquela que é a maior conquista da cidade nos últimos vinte anos. Melhor ainda: obras que colocaram Marília no seleto grupo de municípios brasileiros com elevados índices de qualificação em saneamento básico e projeta redução de problemas sociais e de saúde pública pelas próximas décadas.
Ao celebrar seus 94 anos, neste 4 de Abril, Marília comemora este incomparável presente, quase invisível do ponto de vista geográfico (as lagoas de tratamento são afastadas da área urbana) mas tão presente no dia a dia da comunidade pela sua funcionalidade e notáveis resultados positivos.
ESTAÇÕES DO POMBO, BARBOSA E PALMITAL JÁ ESTÃO FUNCIONANDO
Estão em plena operação as Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) do Pombo, na Zona Oeste de Marília, a ETE do Barbosa, na Zona Sul da cidade e a ETE do Palmital, que ocupa uma área de 157 mil m² na zona Leste da cidade, ao lado do Distrito de Dirceu.
A bacia do Pombo é formada por seis lagoas, sendo duas de aeração, medindo 80 metros de comprimento por 40 metros de largura cada -, e quatro de decantação, medindo 80 metros de comprimento por 3 metros de largura cada.
Na bacia do Barbosa também são seis lagoas, sendo duas de aeração, medindo 120 metros de comprimento por 70 metros de largura cada -, e quatro de decantação, medindo 120 metros de comprimento por 4 metros de largura cada.
A ETE do Palmital tem duas grandes lagoas de aeração, medindo cada uma 133 metros de comprimento por 77,40m de largura e profundidade de 5 metros. Existem outras quatro lagoas de decantação, com 133m de comprimento por 7 metros de largura. São tratados 487 litros de esgoto por segundo.
Reinaldo Pavarini, diretor da Replan, em vistoria às obras com representantes
do poder público
Meu Deus qta historinha . Sempre a mesma . Né.
Foram realmente feita as bacias . Mas não estão funcionando nem 30%do esgoto . A do Palmital 10% somente e nem sei se é tudo isso . Passo lá todas as semanas. Lá tem até mato nas duas maiores piscinas onde recebe e bate o esgoto . Se estiver funcionando não existiria matos .não pode ter .c vê a água parada. Fico muito chateado com isso.