J. POVO- MARÍLIA
Mestrado Profissional em Medicina Veterinária da Unimar e Senepol implantam o Centro de Avaliação
Atualizado: 16 de ago. de 2021

O projeto inovador permitirá a constante modernização e evolução em pesquisas relacionadas a área produtiva, garantindo eficiência e equilíbrio socioambiental
Mestrado Profissional em Medicina Veterinária da Unimar e a Central Senepol implantam o Centro de Avaliação e Performance para Reprodutores Bovinos
O Programa de Mestrado Profissional em Medicina Veterinária e a Central Senepol implementam o Centro de Avaliação e Performance para Reprodutores, com objetivo de aperfeiçoar as pesquisas na área de melhoramento genético. O projeto inovador permitirá a constante modernização e evolução em pesquisas relacionadas a área produtiva, garantindo eficiência e equilíbrio socioambiental.

A Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar,
Fernanda Mesquita Serva
De acordo com a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, o Centro somará ao processo de ensino inovador da Universidade. “Esse é mais um projeto que une academia e as forças produtivas de nossa região, ampliando as atividades desenvolvidas no ecossistema da Unimar; o Mestrado Profissional de Saúde Animal já é uma realidade nesse cenário”.
Segundo o Médico Veterinário e Inspetor Técnico de Registro Genealógico da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Senepol, Silter Fadel, o Centro surge para suprir as demandas desta área que está em ascensão. “A filosofia de aprimoramento aplicada pelo Programa de Melhoramento Genético da Raça Senepol em conjunto com o Programa de Produção e Reprodução Animal da Universidade, trará uma plataforma equilibrada, lastreada entre as bases acadêmicas e o meio profissional moderno voltadas diretamente ao campo, sempre com a preocupação socioambiental. A avaliação genética permitirá identificar reprodutores de elevados padrões raciais, eficiente em ganho de peso e conversões alimentares, com alta precocidade de terminação, garantindo rendimento e qualidade de carcaça carne, um produto almejado pelos selecionadores, criadores e consumidores finais”, explica. Além de integrar a equipe de implementação do Projeto, Silter é mestrando no Programa Profissional em Medicina Veterinária da Unimar e seu projeto será desenvolvido no Centro de Avaliação e Performance para Reprodutores Bovinos. “A minha pesquisa consistirá na avaliação de marcadores moleculares para a característica de marmoreio, um importante quesito para qualificação da carne bovina em especial para a raça Senepol, estando inserida nas parcelas que são subdivididas por índices ao quais serão alvo de pesquisas dentro do centro de performance”, conta.
