Buscar
  • J. POVO- MARÍLIA

MOBILIDADE: Vereador Danilo da Saúde cobra ações para incentivar e dar suporte ao uso de bicicletas


A Câmara de Marília votará nesta segunda-feira (20), Requerimento do vereador Danilo da Saúde (PSB), solicitando providências da Prefeitura para incentivar e dar apoio ao uso de bicicletas, seja para deslocamento, prática de atividade física ou atividade de lazer.

“A crescente utilização de bicicletas vem ao encontro das diretrizes ambientais, contribui para mobilidade urbana e incentiva a prática de atividades. Mesmo assim, não há qualquer incentivo ou ação do poder público neste sentido. É uma tendência o uso de bicicletas, porém o governo municipal não acompanha essa demanda social. Temos várias rotas, muito utilizadas, como as avenidas das Esmeraldas e Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao bosque, a estrada de Avencas que sequer estão sinalizadas. Os principais equipamentos públicos de lazer do município não possuem bicicletários, muito menos ciclofaixa”, explica o vereador.

Ele ainda solicita informações se existem propostas públicas que vêm sendo discutidas para incentivar o uso de bicicletas. “O uso de bicicletas, além de serem um meio de deslocamento sustentável, com emissão zero de carbono, são importantes para a prática de atividades físicas e de lazer. Ou seja, elas contribuem para a mobilidade urbana, com o meio ambiente e com a promoção da saúde“, destaca.

Além de cobrar quais são as políticas públicas em discussão,Danilo quer saber sobre a possibilidade de instalação de ciclovias e bicicletários nos principais equipamentos públicos de Marília. “Marília, na gestão do ex-prefeito e deputado estadual Vinicius Camarinha, contava com ciclofaixa na avenida das Esmeraldas e bicicletário, mas hoje infelizmente não existem mais. É necessário que os principais equipamentos públicos do município, como a avenida das Esmeraldas, a praça São Bento e o Bosque Municipal, tenham estrutura adequada para receber as famílias e ciclistas que já frequentem esses locais, e para incentivar outras a utilizarem essa forma de transporte alternativo que vem crescendo no mundo todo”, concluiu o vereador.



28 visualizações0 comentário