Idoso de 78 anos, morador da cidade de pouco mais de 1,7 mil habitantes, morreu nesta terça-feira (13); morte foi registrada um ano e quatro meses após o início da pandemia.
Após mais de um ano de pandemia no país, a cidade de Fernão (SP) registrou a primeira morte por Covid-19 nesta terça-feira (13). O município, de pouco mais de 1,7 mil habitantes, era o último do estado São Paulo que ainda não havia registrado morte pela doença, segundo a Secretaria de Saúde do Estado.
O paciente que morreu tinha 78 anos e estava internado no Hospital das Clínicas de Marília.
Desde o início da pandemia, 217 moradores foram contaminados. Segundo as autoridades locais de saúde, além de uma população pequena ajudar e a pouca movimentação nas ruas se refletir nos dados da pandemia, a característica de cidade pacata favorece outra questão: a proximidade entre os moradores e os profissionais de saúde.
Segundo a prefeitura, o monitoramento dos pacientes ou de casos suspeitos é trabalho de rotina na única unidade de saúde do município.
A funcionária pública Maria Regina Alves Nogueira, por exemplo, testou positivo no mês passado e agora está fazendo um trabalho de acompanhamento pós-Covid com uma fisioterapeuta.
Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde oferece um programa multidisciplinar aos moradores infectados. Dependendo dos efeitos, o paciente segue para a fisioterapia ou para consultas com nutricionista, psicólogo, entre outras especialidades.
Na avaliação da secretária de Saúde do município, Adriana Fonseca, o diagnóstico inicial ajudou a cidade a ficar um ano e quatro meses sem nenhuma morte.
Comentarios