top of page
Buscar
  • Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

MPF denuncia oito acusados de fraudes em licitações da merenda escolar na Prefeitura de Marília


Equipe da Polícia Federal no setor de licitações da Prefeitura de Marília durante buscas na Operação Deméter

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou oito acusados de fraudes em licitação para compra de verduras, legumes e frutas pela Prefeitura de Marília.

As compras dos produtos destinados à merenda escolar podem ter sido superfaturadas a partir de um detalhe levantado pelas investigações: a exigência de cláusula complexa em pregão presencial de baixos valores.

A partir do Pregão Presencial n.º 162/2017 foi exigido para aquisição dos alimentos (ovos, verduras, legumes e frutas) a visita técnica obrigatória aos locais de entrega dos produtos. Pela legislação vigente, esta exigência não seria necessária justamente por se tratar de compras públicas de baixa complexidade. Esta cláusula, segundo a Operação Deméter, poderia ter gerado o superfaturamento que passou a ser investigado pela PF.

Os investigados poderão responder, pelos crimes previstos nos artigos 90 e 96, I e V da Lei nº. 8.666/90 e artigos 317 e 333 do Código Penal, sem prejuízo de outras tipificações constatadas durante a investigação.

Os custos envolvidos no rolo são de mais de R$ 1 milhão e referentes ao ano de 2017 (o primeiro da primeira gestão de Daniel Alonso).

A primeira fase da chamada Operação Deméter (deusa da agricultura na mitologia grega) foi deflagrada em 28 de maio de 2021, quando foram cumpridos mandados de busca e apreensão.

Começou a partir de denúncia de inclusão indevida de cláusula abusiva, no transcurso de pregão presencial a qual, em tese, restringiu a participação de interessados na licitação mediante a exigência de visita técnica obrigatória aos locais de entrega dos produtos, o que seria vedado por se tratar de concorrência de baixa complexidade.

Segundo o apurado no inquérito policial, a inclusão de referida cláusula, ao restringir a competição, pode ter gerado o superfaturamento dos preços dos itens licitados, além de possível pagamento de valores a servidores públicos municipais no transcurso do contrato firmado.

A Operação Deméter resultou em duas buscas e apreensões pela Polícia Federal na Prefeitura de Marília e de outras cidades do Estado que estariam envolvidas no esquema que abrange corrupção de servidores públicos e superfaturamento de preços relativos a pregões presenciais para aquisição de produtos destinados à merenda escolar.

DECLARAÇÕES NOS AUTOS

Em Nota, a Prefeitura de Marília informou que “o Município não configura como polo passivo da ação, o que significa dizer que não é réu no processo, e que se limitará a prestar declarações somente nos autos, visto que o caso está revestido de segredo de Justiça".




246 visualizações0 comentário
bottom of page