A empresária e advogada, Darlene Spila, postou em suas redes sociais cópia de um boleto emitido pela OAB/SP, referente à uma multa por não ter votado na última eleição da entidade.
Em tom de revolta, ela postou um desabafo sobre o caso.
"Hoje, com pesar, me despeço da OAB/SP.
A Ordem do Advogados do Brasil não está mais me representando, aliás nem ouso dizer o que penso a respeito.
Gostaria de entender como os professores de Direito Penal, Direito Civil, Direito Constitucional, de Processo Penal, Processo Civil estão conseguindo dar aulas já que o que os alunos veem na prática hoje é totalmente diferente do que consta nas leis.
E a OAB/SP inerte…
No que me diz respeito, acabou a inércia dela, pois hoje ela se mexeu para enviar o apontamento para Cartório para, se não pago, protestar inúmeros advogados, como eu, que receberam multa por não terem votado na última eleição da OAB/SP.
Se alguém não votar para presidente, governador, senador, deputados, prefeitos, a multa não chega a R$ 10,00 (dez reais), mas se não votar na outrora prestigiada e honrosa OAB/SP, a multa é de R$ 195,00 (cento e noventa e cinco reais).
A sanha arrecadatória é notória.
Assim, tive meu nome enviado para o cartório.
Enquanto escrevo, estou aqui tentando me lembrar da última vez em que a ordem se manifestou de forma veemente contra alguma arbitrariedade, ou abraçou uma causa em defesa do bom direito mas não estou conseguindo, ou estou muito ruim de memória ou já faz muito tempo.
Mas, OAB/SP tranquilize-se, vou pagar o débito que me foi imposto.
Em tempo: se houver alguma palavra no texto que eu devesse escrever com diferentes carácteres para não ser $cen$urado, sinto muito.
Espero que minhas singelas observações sejam compreendidas."