top of page
Buscar
  • Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

Nascimento desmonta lua de mel do prefeito Daniel na Câmara e avisa: "pode ficar tranquilo"


ANTES DO RACHA: Eduardo Nascimento com o prefeito Daniel Alonso e o homem forte do governo, dr. Alysson Alex, nos tempos em que estavam juntos na diretoria do MAC

A surpreendente eleição de Eduardo Nascimento (PSDB) para a presidência da Câmara de Marília cria a projeção de horizontes politicamente conturbados para o prefeito Daniel Alonso (PL) e seu grupo, especialmente o núcleo forte do gabinete.

Para começar, Nascimento já desbanca a lua de mel vivida pelo prefeito com a maioria absoluta da Câmara Municipal, desde o início de seu primeiro mandato (2017/2020).

Experiente e articulado nos meandros dos bastidores políticos, especialmente, Nascimento sabe bem como conduzir as pautas do Legislativo. Conhece o caminho das pedras e seus atalhos, onde ficam as cobras e as borboletas.

E a caminhada dele nessa trilha passará pelas eleições municipais de 2024, o que certamente acirrará as disputas políticas.

Vereadora Vânia Ramos (Republicanos), que tinha compromisso de voto em Júnior Moraes, virou e foi um dos votos decisivos para a eleição de Nascimento.

ROTEIRO DOS ROLOS

Eduardo Nascimento iniciou sua aproximação com o então empresário Daniel Alonso em 2011,quando, na condição de vereador, lhe concedeu um título de Cidadão Mariliense.

Na campanha eleitoral de 2012, Nascimento figurou como candidato a vice-prefeito na chapa de Alonso. Não foram eleitos.

Em 2016, estiveram novamente juntos na campanha eleitoral, Daniel como candidato a prefeito e Nascimento a vereador. O empresário se elegeu, Nascimento, não.

Foi então que Alonso acomodou Nascimento na secretaria municipal de Esportes e Lazer, onde ficou ate abril de 2020 e se desligou para ser candidato a vereador.

A dupla foi bem-sucedida, com Alonso reeleito e Nascimento conseguindo uma cadeira na Câmara. Mas, após a posse, em 2021, o caldo começou a entornar, com o vereador dando sinais de descontentamento com a atual gestão.

Em agosto, durante reunião no Abreuzão (Nascimento também integrava a diretoria do MAC, com Alonso presidente e Alysson vice) o vereador descarregou um caminhão de melancia em cima do prefeito. Quem esteve presente garante que o chumbo foi grosso cara a cara.

Três dias depois, Alonso exonerou oito ocupantes de cargos comissionados na secretaria municipal de Esportes, incluindo o secretário Daniel Brito, o Badinho. Todos eram ligados ao vereador.

Desde então a guerra entre Nascimento, Alonso e o integrantes do alto escalão da Prefeitura se acirrou, com denúncias envolvendo aquisições de patrimônios (mansões, carros de luxo, cavalos de raça e etc) e fraudes, figurando como alvo principalmente o Assessor Especial de Governo, Alysson Alex, o chefe de gabinete da Prefeitura, Márcio Spósito e o secretário municipal de Meio Ambiente e Limpeza Pública, Vanderlei Dolce.

O prefeito também determinou a abertura de sindicância na Corregedoria-Geral do Município para apurar supostas denúncias anônimas sobre supostas irregularidades na secretaria de Esportes, durante a gestão de Nascimento na Pasta, bem como abriu licitação para contratar uma empresa de contabilidade para auxiliar a Corregedoria nas investigações.

Também foi formalizada denúncia contra Nascimento na Delegacia Seccional de Polícia de Marília, onde o prefeito alegou que o vereador teria pedido dinheiro em troca de apoio político. Foram juntados prints de conversas via Whatsapp no inquérito, os quais Nascimento alega serem falsos.

No ano passado, mais rolos entre Nascimento e a alta cúpula do Executivo, com ação na Justiça Eleitoral pedindo a perda da cadeira do vereador por infidelidade partidária. O caso foi arquivado pelo Tribunal Regional Eleitoral.

"PODE FICAR TRANQUILO", DIZ NASCIMENTO AO PREFEITO

Em seu discurso, após ser eleito presidente da Câmara, hoje, o vereador Eduardo Nascimento agradeceu aos colegas que depositaram confiança nele, referindo-se aos vereadores que o elegeram.

"Mas serei presidente de todos e vou tratar todos com igualdade, sem distinção", garantiu. "Passa a eleição, vira a página", arrematou.

Nascimento destacou o papel de articulação do vereador Rogerinho (PP), crucial para sua eleição ao comando da Casa. "Uma fera", classificou. Rogerinho era oficialmente, o candidato a presidente da Câmara nessa composição. "Obrigado por entenderem que esse seria o meu momento", disse o novo presidente do Legislativo.

Prefeito Daniel e vereador Eduardo: de aliados a opositores

"TEM QUE RESPEITAR QUEM TEM MANDATO"

Em recado ao Executivo, Nascimento disse que o prefeito Daniel Alonso "pode ficar tranquilo" e que "não existe revanchismo, não existe ódio nem raiva. Existe uma cidade a ser cuidada e que precisa da união de todos. Conflitos de ideias, não de pessoas", afirmou.

Recentemente, em meio a torpedos disparados contra o Executivo, o novo presidente da Câmara alertava: "amarre as calças, Daniel!".

Nascimento ainda completou: "podemos ter relação amistosa, harmônica". E alfinetou: "tem que respeitar quem tem mandato, com decência e cordialidade, sem ofensas, sem ameaças. Não precisa disso".









331 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page