Buscar
  • J. POVO- MARÍLIA

Nova Unidade de Cardiologia concentra atendimentos aos pacientes no Hospital da Unimar


O HBU (Hospital Beneficente Unimar) reinaugura, no próximo dia 1º de setembro, a Unidade de Cardiologia. O setor ganha um espaço mais amplo, com consultórios de todas as especialidades ligadas ao paciente cardíaco, visando concentrar todos os serviços e atendimentos.

Hospital mariliense sempre prestou um serviço de excelência para os portadores de doenças cardíacas e agora amplia ainda mais os cuidados. Márcia Mesquita Serva Reis, superintendente da ABHU (Associação Beneficente Hospital Universitário), mantenedora do HBU, destaca que o espaço é mais amplo, com novos e modernos equipamentos. “Fizemos um investimento importante numa máquina de última geração, que vai proporcionar um atendimento de ponta aos pacientes”, destacou.

A superintendente relatou que a direção do hospital, juntamente com a equipe de médicos e outros profissionais, vem acompanhando o cenário da saúde no Brasil e perceberam os avanços tecnológicos. “A ideia é que a gente continue neste processo, para que a nossa equipe, que é extremamente preparada e qualificada, consiga ter as melhores ferramentas para tirar o melhor resultado dos tratamentos”, ressaltou.

Nova estrutura da cardiologia passa a contar com três novos profissionais hemodinamicistas para fazer parte do time, mas sabemos que o equipamento sozinho não faz milagre. “É um conjunto de fatores, que envolvem espaço adequado, aparelho de última geração e uma equipe competente”, explicou.

Reitor da Unimar (Universidade de Marília), doutor Márcio Mesquita Serva destacou que o desejo de ter um centro especializado e atender toda população existe desde que o HBU foi inaugurado. “Há 21 anos, quando inauguramos o Hospital Beneficente da Unimar, nosso maior desejo era construir um centro de saúde especializado para cuidar da população de Marília e região, além de oferecer ensino de qualidade para os profissionais da área da saúde”, explicou.

Segundo ele, a missão segue firme. “Hoje somos a quarta melhor Universidade do Estado de São Paulo, com egressos em muitas cidades do país e do mundo contribuindo com a qualidade de vida das pessoas. A reestruturação da Unidade de Cardiologia é mais um sonho realizado”!, ressaltou.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, explicou que as inaugurações no HBU são um momento especial. “Este espaço (Unidade de Cardiologia) será de grande aprendizado para nossa comunidade. Parabéns HBU por mais esta conquista, dividida com todos nós!! Seguimos no nosso projeto de excelência saúde e ensino e temos a certeza que estamos cumprindo nosso papel institucional”, enfatizou.

CARDIOLOGIA INTEGRADA, MELHORES RESULTADOS PARA O PACIENTE

Doutor Ricardo Tofano, cardiologista chefe e coordenador da Unidade de Cardiologia do HBU (Hospital Beneficente da Unimar), destaca que o novo espaço da clínica é totalmente integrado, com consultórios disponíveis para todas as especialidades do cuidado com o coração.

“Os médicos ficam praticamente um ao lado do outro e isso traz uma interação muito interessante, porque a gente pode conversar sobre os casos. É um verdadeiro ‘time do coração’, para analisar as condutas mais corretas, com mais critério para decidir a saúde do coração e a vida das pessoas”, destacou.

Segundo Tofano, toda a estrutura foi pensada para proporcionar essa comodidade no momento do atendimento. “O clínico atua próximo a uma sala de cardiologia intervencionista e uma de hemodinâmica, onde há um aparelho de última geração capaz de atender às principais demandas dos exames”, ressaltou.

O médico esclareceu ainda que esses recursos proporcionam um atendimento de maior qualidade para o paciente, que recebe um tratamento mais adequado para o seu caso, e, assim, apresenta melhores resultados. Tofano explica que “com isso, ele vai ter uma melhor recuperação no pós-operatório, atingindo uma maior longevidade e mais qualidade de vida”.

Ele acrescenta ainda que a concentração de todos os serviços disponíveis na área da cardiologia é um fator fundamental para o bom resultado das consultas, cirurgias e de todo o tratamento dos pacientes. “Se eu estou com um paciente e preciso de um exame de imagem, podemos fazer aqui. Se é um raio-x, também fazemos aqui. Tomografia, ultrassom, exames laboratoriais ou uma internação de emergência. Enfim, tudo o que for necessário, teremos à nossa disposição”, apontou.

Ricardo Tofano lembrou que a Unidade de Cardiologia já atende no HBU há 16 anos, sendo um serviço consolidado no hospital. “Agora, com a reinauguração em novas instalações, melhoramos ainda mais o que já estava funcionando bem. Passamos a oferecer mais recursos e, assim, buscamos ter um resultado ainda melhor. Tudo isso foi projetado para oferecer ao paciente de Marília e região um serviço de primeiro mundo”, finalizou.

PACIENTES DEIXARAM DE FAZER EXAMES E TRATAMENTOS

A pandemia de covid-19 que atingiu o mundo e o Brasil desde março de 2020 provocou um grande reflexo no atendimento aos pacientes cardiológicos. A superintendente da ABHU, Márcia Mesquita Serva Reis, destaca que as demandas na cardiologia aumentaram bastante. “A gente tem pacientes que infelizmente não conseguiram fazer os exames preventivos ou os tratamentos durante a pandemia. E a gente sabe que essas doenças cardiológicas se agravaram neste período”, analisou.

Márcia aponta que é por esse motivo que houve a estruturação da nova Unidade de Cardiologia, para ajudar a população a recuperar esse tempo perdido. “A gente sabe que vamos precisar de um esforço conjunto da população. As pessoas precisam fazer os exames preventivos, se alimentar adequadamente, fazer suas caminhadas e o acompanhamento cardiológico. Principalmente os idosos, para que os cardiologistas devem ser inesquecíveis”, apontou.

Unidade de Cardiologia do HBU foi planejada e estruturada para garantir um atendimento completo, com todas as especialidades ao paciente cardiológico. Dessa forma, está tudo concentrado em um único espaço a hemodinâmica com equipamento de última geração, consultórios para consultas, exames de eletrocardiograma, esteira, holter, de sangue, de imagem, com tomografia ou ressonância coronariana, com gráficos e outras ferramentas.

“A ideia é que nós perdemos muito tempo no atendimento a estas pessoas, que deixaram de fazer os acompanhamentos. E agora entendemos que elas não podem perder tempo e precisam encontrar tudo o que precisam em um único lugar”, finalizou.


SERVIÇO

A superintendente ressalta que a nova Unidade de Cardiologia passa a oferecer mais um serviço de qualidade, com toda infraestrutura de retaguarda, com leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) exclusivos para o paciente cardiológico. “A intenção é priorizar uma unidade de UTI para a gente ter exclusividade de intensivistas com formação em cardiologia, para que a gente também tenha pré e o pós desses procedimentos cardiológicos com toda infraestrutura necessária”, disse.

Márcia explica ainda que o HBU conta ainda com um laboratório para a análise de todas as questões de enzimas cardiológicas e outros serviços. “Tudo foi muito bem preparado, estudado e estruturado para ser essa somatória de benefícios aos pacientes. É mais um serviço que vem a ser incorporado ao HBU (Hospital Beneficente Unimar) para realmente atender a população em todas as suas demandas”, enfatizou.

27 visualizações0 comentário