top of page
Buscar
  • Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

Novos leitos de UTIs para Covid-19 no Hospital das Clínicas começarão a funcionar no dia 5 de março


Dia 5 de março. É nesta data que as 10 novas UTIs para tratamento da Covid-19 liberadas pelo Governo do Estado no início deste mês para o Hospital das Clínicas de Marília entrarão em funcionamento. A informação foi confirmada ao JP nesta sexta-feira (19) pela superintendente do Complexo Hospital das Clínicas/ Famema, dra; Paloma Libânio Nunes. O anúncio da liberação das UTIs foi feito pelo deputado estadual Vinícius Camarinha (PSB).

O quadro de Recursos Humanos para os novos leitos já forma contratados, inclusive um médico intensivista e outros sete médicos atenderão em sistema de plantões. Será um técnico de enfermagem para cada dois leitos, além das equipes de apoio. Os leitos de UTIs seguem as normas (RDC) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


Dra. Paloma Nunes, superintendente do Complexo H.C/Famema


FÔLEGO NAS TAXAS DE OCUPAÇÃO

Recentemente, Marília foi obrigada a transportar pacientes graves com a Covid-19 para outras cidades (como Tupã e Paraguaçu Paulista), em função da lotação dos leitos de UTIs nos hospitais aqui da cidade, incluindo o Hospital das Clínicas, que atende além de Marília, outros 62 municípios da região.

Mas, nesta sexta-feira, dos atuais 31 leitos de UTIs para pacientes com a Covid-19 no H.C, 25 estavam ocupados. "Seis leitos vagos representam um grande alívio no sistema", explicou a dra. Paloma.

"Não estamos vivendo a tensão com 100% dos leitos ocupados. Recebemos pacientes com Covid-19, além de cidades da nossa Região Administrativa (Divisão Regional de Saúde), também de Bauru Presidente Prudente e Araraquara", observou a superintendente do Complexo H.C/Famema.

Bauru segue na Fase Vermelha do Plano SP e Araraquara, além do colapso no sistema de saúde e explosão de casos positivos de coronavírus, enfrenta pelo menos 12 registros da variante do vírus de Manaus na cidade.




128 visualizações0 comentário
bottom of page