top of page
Buscar
  • Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

OBRAS COM VERBAS DE CAROS PEDÁGIOS: Governo divulga avanço nas marginais da SP-294, em Padre Nóbrega


As obras das vias marginais paralelas à SP-294, entre o Distrito de Padre Nóbrega e Marília, só estão sendo realizadas pela Concessionária Eixo por causa das verbas de milhões arrecadadas com os sete novos pedágios criados pelo Governo do Estado (Dória e Rodrigo Garcia) aqui na região.

Dois desses novos pedágios instalados entre Marília e Garça e Marília e Pompeia, com altas tarifas que assolam os usuários e a população com um todo, já que os caros pedágios encarecem tudo (fretes). Se não fosse a instalação desse monte de pedágios, não teria obra nenhuma.

A altíssima arrecadação com IPVA (só em Marília este ano são cerca de R$ 130 milhões) viram fumaça e não são investidos em obras desse tipo.

A Artesp (Agência e Transportes do Governo do Estado), divulgou nesta quarta-feira (8) que as obras contam com a presença de operários e equipamentos, como guindastes que içam as novas estruturas, e máquinas em diferentes pontos da via . Os motoristas que trafegam pela Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP 294) já percebem o avanço das obras de duplicação no segmento do km 458 ao km 477, em Marília. Com investimento de R$ 140 milhões do Programa de Concessões Rodoviárias, sob gestão da ARTESP - Agência de Transporte do Estado de São Paulo, as intervenções são realizadas pela concessionária Eixo SP.

Os trabalhos seguem com várias frentes de serviço evoluindo na implantação de tubulação de drenagem, terraplanagem e pavimentação dos novos traçados. Para agilizar os deslocamentos de materiais necessários às obras, um centro de distribuição foi montado próximo ao km 462. De lá saem caminhões com concreto, pedra, armação de aço, massa asfáltica, são produzidas estruturas, como vigas para viadutos e pré-lajes de concreto, aduelas para galerias, entre outros.

Atualmente, são executados serviços para construção de duas marginais, sendo uma entre o km 458 e o km 463+400 na pista Leste e a outra no trecho do km 461+660 ao km 463+400 na pista Oeste.

Quatro novos dispositivos de acesso e retorno serão implantados nos quilômetros 461+050; 464+060; 465+980; e 474. As obras contemplam, ainda, um novo viaduto no km 472+500.

“A duplicação da SP-294 é prioridade do Programa de Concessões para garantir melhores condições de segurança aos motoristas, principalmente para ampliar a mobilidade urbana de Marília e região ”, destacou o diretor-geral da ARTESP, Milton Persoli.

Visando as melhores práticas sustentáveis e de preservação do meio ambiente, e o bom uso dos recursos hídricos, a concessionária instalou um sistema de captação de águas das chuvas para reuso nas obras. A água captada das calhas de drenagem do canteiro abastece os caminhões-pipa, que são utilizados para irrigar a vegetação, aplicado nas vias auxiliares para evitar poeira e nos taludes.

Pedestres e Ciclistas

A segurança dos pedestres também foi priorizada com a implantação de novas passarelas nos kms 462+400 e 463+600, além de melhorias na existente no km 472.

Os ciclistas serão beneficiados com sete quilômetros de ciclovias. Atualmente, parte da ciclofaixa do sentido leste da via já está pavimentada. São gerados cerca de 500 postos de trabalho diretos e indiretos. O prazo de conclusão é maio de 2024.

Informações aos motoristas







114 visualizações0 comentário
bottom of page