A Polícia Civil de Botucatu cumpriu, na manhã desta quinta-feira (30), um mandado de busca e apreensão contra um youtuber acusado de integrar uma organização criminosa digital que aplicava golpes financeiros por meio de canais no YouTube.
Nesta fase foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão contra os principais membros do grupo em atividade no Distrito Federal, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná e Santa Catarina.
O alvo dos mandados em Botucatu foi identificado como um dos youtubers mais influentes a serviço do grupo criminoso. Natural de Santos, o suspeito mora na cidade há cerca de um ano.
Na casa dele, os policiais apreenderam documentos, computadores, tablets e pen drives com informações e arquivos que teriam sido usados nos golpes.
Além das apreensões, a Justiça determinou o bloqueio de valores e a suspensão do uso de redes sociais por parte dos investigados.
Entenda o esquema
O grupo usava uma teoria conspiratória conhecida como "Nesara Gesara" e prometia retornos financeiros exorbitantes, incluindo a promessa de que um depósito de R$ 25 poderia render um "octilhão" de reais.
Além disso, a Justiça determinou o bloqueio de valores e a suspensão do uso de redes sociais por parte dos investigados.
Comentários