A Operação Cata-Treco, para coleta de entulho que possa acumular água, tem sequência até sábado (15), na zona Sul de Marília. O objetivo é eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
“A população deve descartar móveis, eletrodomésticos, estofados, pneus, telhas, vasos e outros. Favor não colocar nas calçadas restos de material de construção e de poda de árvores, bem como lixo orgânico. A coleta será das 8h às 16h até sexta-feira e no sábado, das 8h às 11h”, comentou o secretário de Serviços Urbanos, Mário Rui de Moura.
Ele destaca que a cidade ficou muito tempo sem esse tipo de ação, agravando a manutenção dos quintais das residências, estimulando a proliferação do mosquito. O trabalho integrado entre as secretarias da Saúde e de Serviços Urbanos visa manter Marília limpa e diminuir os casos de doenças transmissíveis.
Iniciada em janeiro, a operação recolheu até agora mais de 45 toneladas de material. Nos bairros Aniz Badra, Jânio Quadros e JK, na zona Norte, foram 40 toneladas enquanto no Cascata e Maria Izabel, zona leste, 4,5 toneladas.
A secretária da Saúde, Paloma Libanio, destaca que o planejamento é definido de acordo com as regiões onde o número de casos de dengue está em maior escala naquele momento. O mesmo acontece com a nebulização com inseticida. “A colaboração da população tem sido essencial para o sucesso dessas ações. É preciso ocorrer um trabalho em conjunto na prevenção ao Aedes. Por determinação do prefeito Vinicius, essa atividade não vai parar”, disse Paloma.
Comentários