Buscar
  • J. POVO- MARÍLIA

Pós-graduação Unimar oferece oito cursos de especialização em diferentes áreas médicas


A Pós-graduação da Universidade de Marília (Unimar) está com matrículas abertas para oito cursos de especialização nas áreas médicas, são elas: geriatria, homeopatia, medicina do trabalho, medicina do esporte, nutrologia, dor, cuidados paliativos multiprofissional e perícias médicas e medicina legal.

Os cursos de especialização na área médica possuem em seu corpo docente especialistas renomados de diversas áreas da saúde, visando capacitar médicos e outros profissionais da área, especificamente no curso de cuidados paliativos multiprofissional, que é tido como fundamental dentro da perspectiva de promoção da saúde.

Confira os cursos oferecidos:


Geriatria: O curso ganha relevância por estar voltado à promoção e tratamento de doenças dos diferentes níveis de incapacidade a que estão sujeitas as pessoas em idades avançadas.


Homeopatia: A pós-graduação foi elaborada com a finalidade de preparar o profissional médico para avaliar e compreender o embasamento teórico, filosófico, semiológico, diagnóstico e método terapêutico peculiares desta racionalidade médica. Com o curso, atinge-se a formação de profissional crítico, que saiba identificar na Homeopatia uma racionalidade médica com uma episteme própria e peculiar.


Medicina do Trabalho: O curso tem como objetivo preparar o profissional médico para desenvolver as atribuições da Especialidade em Medicina do Trabalho, em sintonia com os acontecimentos no “mundo do trabalho” em seus aspectos sociológicos, políticos, tecnológicos e demográficos.


Medicina do Esporte: Com o objetivo de preparar profissionais médicos para atuar na especialidade Medicina do Esporte, a Unimar se propõe a realizar o Curso de Pós-Graduação (lato sensu) em nível de Especialização em Medicina do Esporte.


Nutrologia: O curso tem por finalidade preparar profissionais médicos para atuarem de forma a estudar, pesquisar e avaliar os benefícios e malefícios causados pela ingestão ou não dos nutrientes e avalia as necessidades orgânicas com a finalidade de manter a saúde, reduzir o risco de doenças e o tratamento e ou manifestações de deficiências ou excessos de nutrientes.


Dor: Com a finalidade de preparar profissionais médicos para atuarem de forma multidisciplinar e interdisciplinar na identificação e tratamento da dor, tendo como objetivos: realizar assistência aos portadores de dor através de ações científicas e éticas, relacionar os principais métodos de avaliação e diagnóstico, identificação dos aspectos etiológicos e fisiológicos dos sintomas dolorosos, nomear as principais síndromes dos sintomas dolorosos, empregar as técnicas de tratamento para o controle dos sintomas álgicos e desenvolver atividades de Ensino e Pesquisa em dor.


Perícias Médicas e Medicina Legal: O curso tem por objetivo preparar médicos para realizar perícias cíveis, criminais, previdenciárias, trabalhistas, securitárias e administrativas em geral, bem como orientar na elaboração de laudos e pareceres nos diversos tipos de processos judiciais e administrativos.

Cuidados Paliativos Multiprofissional: O curso foi elaborado com a finalidade de preparar profissionais da saúde para atuarem de forma multidisciplinar e interdisciplinar na identificação e tratamento do paciente com necessidades de cuidados paliativos, bem como desenvolver diferentes técnicas de avaliação adequadas aos cuidados com o paciente e família, considerando aspectos psicológicos, sociais e espirituais aos portadores de doenças com indicação de cuidados que envolvam atenção à saúde de forma integral.


As aulas estão previstas para terem início na segunda semana do mês de agosto. Os cursos possuem carga horária variando de até 1920 horas presenciais, com encontros mensais sempre às sextas-feiras e sábados.

As matrículas estão abertas até o dia 08 de agosto. Os interessados podem se inscrever pelo site unimar.br/pos ou entrar em contato com a secretaria da Pós-graduação Unimar através do telefone (14) 2105-4100.

11 visualizações0 comentário