No primeiro dia de atendimento do Caminhão da Mamografia, parceria da Federação Paulista de Futebol (FPF) com o Marília Atlético Clube (MAC), neste sábado (14), em Marília, 87 mulheres fizeram exames gratuitos para detectar e prevenir precocemente eventual câncer de mama.
Os exames seguem neste domingo (15), das 9h às 16h, para mulheres que fizeram inscrições pelo site da FPF até a sexta-feira (13). Deverão ser atendidas mais 87 mulheres de 40 anos de idade ou mais.
Das inscritas para este sábado, oito não compareceram e as vagas foram disponibilizadas para outras que não fizeram inscrições, mas estiveram no local dos exames, em frente o Estádio Municipal "Abreuzão", na Avenida Vicente Ferreira.
NATALI, A PACIENTE/TORCEDORA QUE CRIOU A CAMPANHA
A coordenadora e idealizadora do Caminhão da Mamografia, voluntária Natali de Araújo, de 38 anos, da ONG Meninas de Peito, disse ao JORNAL DO POVO que a campanha é relacionada ao Outubro Rosa (mês de prevenção e combate ao câncer de mama).
Ela foi diagnosticada com a doença em 2012. Torcedora do Corinthians, começou o tratamento e durante o período de recuperação, com sessões de radioterapia e quimioterapia, continuou indo assistir os jogos do Timão, inclusive a final da Libertadores, em 2012.
"Fui curada completamente no ano passado", afirmou Natali, que se tornou símbolo da torcida feminina do Corinthians. Em 2015, ela decidiu criar a campanha do Outubro Rosa direcionada aos estádios de futebol. A direção da FPF aderiu à ideia e implantou o Caminhão da Momografia, sob o slogan "No jogo da vida, quem marca o gol é você".
Desde 2015, foram realizados 12 mil exames, com 38 casos detectados. As mulheres que passam pelo exame no Caminhão da Mamografia receberem a lâmina do exame e um QR Code para ter acesso ao resultado pelo celular, em até três dias.
Esta foi a primeira vez que a unidade móvel veio para Marília. "A gente acompanha os trabalhos em cada cidade com equipe de voluntárias que já foram detectadas com a doença, o que torna o atendimento mais humanizado", disse Natali, casada, mãe de dois filhos, que trabalha como coordenadora de RH em uma empresa.
"Todos os anos, em outubro, tiro férias no trabalho para acompanhar o Caminhão da Mamografia", explicou. Ela faliu da importância da campanha. "Prevenir é o melhor remédio. Quem procura acha. E quem acha trata", resumiu.
Parte da equipe de atendimento do Caminhão da Mamografia, em Marília
DIRIGENTE DO MAC DESTACA IMPORTÂNCIA DA CAMPANHA
Dr. Alysson Alex, vice-presidente do MAC, trouxe o Caminhão da Mamografia para Marília
Comments