top of page
Buscar
  • Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

Poupatempo realiza mutirão de regularização de CNH neste sábado


O Poupatempo em Marília realiza neste sábado (22), das 9h às 13h, mutirão de regularização da CNH. O agendamento é gratuito e obrigatório para motoristas interessados e pode ser feito gratuitamente nos canais oficiais do programa – portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento e assistente virtual chamado “P”, disponível também no WhatsApp pelo número (11) 95220-2974.

A prioridade é para que precisam regularizar a situação das habilitações até o final deste mês. São os casos de condutores que tiveram o documento vencido originalmente em outubro de 2022, cujo prazo de renovação havia sido estendido, conforme Resolução 894/2021 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Para os cidadãos que possuem o vencimento da habilitação previsto para este ano o prazo para a renovação da CNH é regular (entre 30 dias de antecedência à data e, no máximo, 30 dias após o vencimento do documento).

CNH irregular é considerada uma infração gravíssima, com uma multa no valor de R$ 293,47, além de sete pontos na CNH, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

DIAS NORMAIS

O Detran-SP oferece o serviço de renovação da CNH de forma online. O cidadão deve acessar os canais digitais www.detran.sp.gov.br, www.poupatempo.sp.gov.br ou app Poupatempo Digital). Após confirmar ou atualizar os dados, o motorista agenda e realiza o exame médico na clínica indicada pelo sistema.

Para o condutor que vai renovar as carteiras de habilitação categorias A e B, selecione a data e hora para exame médico com um profissional credenciado pelo Detran-SP.

Nos casos de motoristas que exercem atividade remunerada é necessário que façam também avaliação psicológica.

Para as renovações das categorias C, D ou E, o condutor deve agendar e realizar o exame toxicológico em um dos laboratórios credenciados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Após a coleta do material para análise, o condutor deve, em até 90 dias, agendar e realizar o exame médico com um profissional credenciado pelo Detran-SP.

Com a aprovação nos exames, é necessário pagar a taxa de emissão da CNH e aguardar orientações via e-mail para acessar a CNH Digital, que tem a mesma validade do documento físico e fica disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O código de segurança para acessar a CNH digital também pode ser consultado pelos canais eletrônicos do Detran-SP e Poupatempo.

Para evitar deslocamentos e proporcionar mais conforto e comodidade, além da CNH digital, o cidadão irá receber a CNH física, pelos Correios, no endereço de sua preferência.




140 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page