Médica Paloma Libânio e Rodrigo Paganini deverão integrar o secretariado
O prefeito eleito Vinicius Camarinha (PSDB) vai anunciar dois nomes de seu secretariado para a gestão 2025/2028 nesta sexta-feira (8).
Nos bastidores políticos, três nomes (que integram a equipe de transição de governo) são dados como "certos" para o time de Vinicius. A médica Paloma Libânio (superintendente licenciada do H.C/Famema) para a secretaria municipal da Saúde, Rodrigo Vasques Paganini para a área econômica (Fazenda ou Planejamento Econômico) e o advogado Rafael Takamitsu, o Dr. Goro, para a chefia de gabinete.
Especula-se os nomes do ex-vereador Silvio Harada para a secretaria municipal da Agricultura, Abastecimento e Pecuária e o advogado e desportista Joel Rocha para a secretaria de Esportes, Lazer e Juventude e o jornalista Fernando Garcia para a diretoria de Comunicação. O vereador Marcos Rezende (PSD) garante que vai assumir a secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico.
Rodrigo Paganini, Dr. Goro e Paloma Libânio
No total, são 18 pastas e duas autarquias (Emdurb e Codemar), além de cargos estratégicos de primeiro escalão, Ipremm, Procon e Procuradoria-Geral do Município, que serão preenchidas pelos escolhidos dele. A expectativa nos bastidores, como em todo novo governo, é grande.
Em sua primeira gestão, Vinicius anunciou dez nomes do seu secretariado apenas dois dias antes de tomar posse, ou seja, no dia 29 de dezembro de 2012.
Ele disse na oportunidade que "não há governo bom com secretários ruins. São pessoas técnicas, competentes e escolhidas com a participação nas universidades, sindicatos, igrejas, clubes de serviço, associações de moradores, partidos, ou seja, junto à comunidade. Nossa expectativa é formar uma equipe realmente voltada à recuperação moral, ética e física de Marília, com novas ideias e projetos, mas principalmente com amor à cidade e desde o início do mandato iremos pôr em prática os compromissos firmados durante a campanha eleitoral”.
Para a escolha do secretariado, deverão ser levados em consideração critérios técnicos e políticos. Nesse último quesito estão incluídos eventuais acordos assumidos com as coligações partidárias nas últimas eleições.
Vinicius com o pai, Abelardo e o irmão Gabriel, na gestão de 2013/2016
SUGESTÃO DO PAI
Em entrevista à Rádio 950, o ex-prefeito Abelardo Camarinha disse que Vinicius "vai ter um trabalho muito duro, muito difícil e tem que fazer uma equipe de peso. Não é uma equipe de amigos, é uma equipe de gente competente, gente que tenha espírito público, que põe o povo em primeiro lugar". Ele enfatizou bem a palavra "competente" e ratificou que "tem que gostar de gente, de pobre, de crianças, de idoso e de doente".
ESCOLHIDOS (E TROCADOS) NA PRIMEIRA GESTÃO
Nomes que passaram pelas secretarias e órgãos de primeiro escalão na primeira gestão de Vinicius Camarinha (2013/2016):
ADMINISTRAÇÃO - José Roberto Marques de Castro (coronel PM Marco Alves Miguel)
MEIO AMBIENTE: Leonardo Mascarin
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO: Takao Shintaku
EDUCAÇÃO: Fabiana Cruvinel (depois Fátima Gatti)
ESPORTES E LAZER: Gastão Pinheiro Júnior
FAZENDA: Levi Gomes (depois Sérgio Moretti)
PLANEJAMENTO ECONÔMICO: Rodrigo Zotti
ASSESSOR ESPECIAL DE ASSUNTOS ESTRATÉGICOS - Eduardo Cardoso, o Barata
OBRAS PÚBLICAS: Antonio Emílio Moraes (depois Eduardo Berriel, Avelino Modelli e Antonio Carlos Nasraui, o Ninho)
PLANEJAMENTO URBANO: Valdemir Pimentel (depois Valéria Viana)
CULTURA: Thaís Monteiro
JUVENTUDE E CIDADANIA (ATUAL DIREITOS HUMANOS): Tereza Cristina Albieri Baraldi
ASSISTÊNCIA SOCIAL: Hélio Benetti (depois Neide Leati)
SERVIÇOS URBANOS (ATUAL LIMPEZA PÚBLICA): Alexandre Albuquerque Monteiro - o Leda (depois Avelino Modelli - Lino e José Luiz Dátilo)
SAÚDE: Márcio Travaglini (depois Luiz Takano, Danilo Bigeschi, Hélio Benetti)
DIRETORIA DE INFORMÁTICA (ATUAL TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO): Carlos Henrique Casarini
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO (ATUAL TRABALHO, TURISMO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO): Ivan Evangelista Júnior (depois Cássio Pinto, o Cassinho)
GOVERNO, TRABALHO E INCLUSÃO: Sérgio Nechar (depois Renata Devito)
CHEFE DE GABINETE: Hugo Claro
DIRETORIA DE IMPRENSA: Klaus Bernardino (depois Carlos Bonatelli, o Bona e Márcio Zeni)
PROCURADOR-GERAL DO MUNICÍPIO: Gustavo Costilhas
EMDURB: Cléber Pinha Alonso (depois Antonio Nasraui, o Ninho, Luiz Rossi, Marco Miguel e Roberto Monteiro)
CODEMAR: Sérgio Hermínio (depois Rogerinho)
IPREMM: Nelson Rodrigues de Mello (depois Nadir Aparecida Martins)
PROCON: Guilherme Moraes (depois Ana Paula Sampaio Molica)
Vinicius Camarinha (com o vice Serjão da Acim ao fundo) em 2013
Com 2 bilhoes de dividas so um milagre pra saldar.. se a privatizaçao do Daem tiver irregular da pra tomar de volta privatizar com pagamento a vista e quitar esses 2 bilhies e ainda sobra pra investir na cidade sabe la .
Que nosso prefeito tenha sabedoria e luz para a formação de uma equipe que possa RECUPERAR nossa querida cidade. Paloma, Rodrigo e Goro, ótimas indicações, Parabéns!!!