Buscar
  • J. POVO- MARÍLIA

Prefeitura apoia Unimar em concurso de desenho sobre relações de Marília com Higashihiroshima


Com apoio da Prefeitura, a Universidade de Marília UNIMAR, Marília Internacional e Projeto RI Works lançaram no dia 18 de junho, um concurso cultural por ocasião dos 113 anos da imigração japonesa no Brasil. A iniciativa busca homenagear e valorizar as relações de Marília com a cidade irmã de Higashihiroshima, no Japão.

Acompanhe o lançamento completo ocorrido em junho:

Live especial: 113 Anos da Imigração Japonesa no Brasil

https://www.youtube.com/watch?v=662X_uXkMxk


Concurso “Desenhe Marília, cidade irmã de Higashihiroshima”

O Concurso visa promover e divulgar o interesse por Marília entre os cidadãos da cidade japonesa de Higashihiroshima. Com o tema “As belezas de Marília”, os desenhos deverão retratar, de forma criativa e original, toda e qualquer beleza ambiental, histórica, cultural, e social de Marília.

Para participar, os interessados deverão acessar a seção do NIPEX/DRI no site oficial da UNIMAR (onde se encontram o regulamento completo, formulários e outras informações):

https://oficial.unimar.br/nipex/

De acordo com a Coordenadora de Relações Internacionais da Unimar, a Profa. Dra. Walkiria Martinez Heinrich Ferrer, o projeto cumpre uma das missões da Universidade que é a promoção do intercâmbio de conhecimentos para a comunidade interna e externa. “É de suma importância estimular a internacionalização acadêmica também pela difusão do conhecimento das diversas culturas que contribuíram para a construção do país, estado e também da cidade de Marília”, destaca.

Instituído oficialmente em 2005, o dia da Imigração Japonesa no Brasil (18 de junho) celebra a chegada do primeiro navio com imigrantes japoneses em 1908 no porto de Santos. No Brasil, atualmente, vivem mais de 2 milhões de descendentes e japoneses, sendo consideradoo país com a maior comunidade do mundo. Em Marília, há mais de 2 mil famílias e desde 1980 é considerada cidade-irmã de Higashihiroshima, visando a promoção da cooperação entre os municípios em diversas áreas como cultura, educação, saúde, transportes, meio ambiente e desenvolvimento econômico.

Para o Assessor de Relações Internacionais da Unimar, Juan Orellana, é importante a valorização da história. “Mesmo estando no interior, a cidade de Marília possui uma pujança multicultural, fazendo com que a cidade se diferencie de muitas outras, que possuem similaridade em tamanho, economia e população. Este ambiente, com certeza, faz toda a diferença para que um cidadão tenha uma formação completa e diferenciada”, ressalta.

Prêmio UNIMAR de Cultura Internacional

Segundo a Coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Unimar, a Profa. Ma. Débora Loosli Massarollo Ottoboni, todas as formas de incentivo à cultura são benéficas para a construção do cidadão. “Esse concurso cultural vem chancelar o Prêmio Unimar de Cultura Internacional. Acredito que essas relações de internacionalização trazem um benefício cultural muito grande para a sociedade, em especial, aos acadêmicos porque conseguiremos trabalhar outras culturas, diferentes abordagens, bem como, na atualidade em um mundo globalizado, onde empregos e empresas não se limitam a apenas uma localidade”, destaca.

O Concurso Cultural “Desenhe Marília, a cidade irmã de Higashihiroshima” estará com inscrições abertas até o dia 13 de agosto. Poderão participar alunos de ensinos básico, fundamental I e II, ensino médio e pessoas acima de 18 anos.

19 visualizações0 comentário