top of page
Buscar
  • Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

Prefeitura atende pedido do vereador Evandro Galete e usa drones no combate a dengue 


Após solicitação do vereador Evandro Galete, através de Requerimento aprovado pela Câmara, a Prefeitura de Marília, em um esforço contínuo para combater a proliferação da dengue, passa a adotar uma abordagem inovadora: o uso de drone para fiscalização e monitoramento de focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. A iniciativa visa ampliar a eficiência das ações de controle e proteção da população contra o problema. 

"A tecnologia está disponível e devemos usá-la para ampliar o atendimento às pessoas, trazendo resultados significativos para todos”, explica o parlamentar.  

A ideia de utilizar drones, acrescentou Galete, surgiu da necessidade de fiscalizar e monitorar locais de difícil acesso, onde os agentes de saúde enfrentam obstáculos. “Esses dispositivos facilitarão a detecção de focos do mosquito em áreas de difícil alcance, que possivelmente não seriam identificadas facilmente a olho nu.

Com o número crescente de notificações de pacientes suspeitos, o protocolo do Ministério da Saúde de combate à dengue orienta que sejam feitos bloqueios químicos na região dos casos, isto é, a passagem de inseticida para eliminar o mosquito fêmea na fase adulta, além da eliminação dos criadouros. A utilização do apoio dessa tecnologia vai ajudar na localização de focos de dengue em lugares de difícil acesso que possivelmente não seriam identificados por um agente de combate às endemias.





318 visualizações0 comentário
bottom of page