A Prefeitura de Marília abriu novas inscrições para programa de castração gratuita de cães e gatos de pessoas de baixa renda.
O programa para moradores da zona leste promoverá desta terça-feira (27) até sexta-feira (30) e entre os dias 3 e 5 de julho a triagem dos animais pelo Serviço Médico Veterinário Móvel (SEMEMOV), que vai verificar se o animal está saudável e em plenas condições de passar pela castração.
Uma vez selecionados , os animais serão encaminhados para uma das 250 vagas disponíveis entre os dias 4 e 6 de julho.
O centro cirúrgico do castramóvel respeita todo o fluxo sanitário, com ala de preparação, centro operatório e ala de repouso para alta, sendo uma para gatos e outra para cães. Também há um cômodo para esterilização. Três cirurgiões estarão em plena atividade, possuindo à inteira disposição até 160 kits esterilizados de instrumentos cirúrgicos. O castramóvel consiste num ônibus totalmente adaptado como se fosse uma clínica cirúrgica veterinária.
Na data agendada para a triagem, o tutor deve comparecer ao estacionamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que fica na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes – ao lado do bosque,
As inscrições devem ser feitas pelo site da Prefeitura de Marília.
Pessoas que não se enquadram no público de baixa renda podem procurar a castração a baixo custo pela Divisão de Zoonoses de Marília pelo telefone (14) 3401-2054.
COMO FUNCIONA
A castração é uma cirurgia de esterilização, feita em cães e gatos, machos e fêmeas, para impedir que se reproduzam sem controle: em seis anos, uma cadela e seus descendentes podem gerar até 64 mil filhotes! No caso das gatas, esse número é ainda maior.
Feita com anestesia geral, a cirurgia consiste na retirada do útero, trompas e ovários, no caso das fêmeas. Nos machos são retirados os testículos. É um procedimento simples, mas deve ser executado apenas por médicos veterinários.
Comments