J. POVO- MARÍLIA
PRIMEIROS SOCORROS: Unimar e HBU lançam o projeto “Crianças Salvam Corações”

O projeto visa transmitir conhecimento e treinamento para crianças e adolescentes sobre paradas cardíacas, assim, elas poderão identificar e dar início aos primeiros socorros em caso de emergência.
A Universidade de Marília (Unimar) e o Hospital Beneficente Unimar (HBU) lançaram o Projeto “Crianças Salvam Corações”, que tem como objetivo transmitir conhecimento às crianças e adolescentes de até 17 anos, sobre parada cardiorrespiratória e ensinar a realizar os primeiros socorros, fazendo com que elas possam identificar e socorrer as pessoas em caso de emergência. O lançamento foi realizado na cidade de Pompéia, em parceria com a Orion Tecnologia, e os filhos dos colaboradores foram os primeiros alunos do projeto.
RESGATE DE UM FAMILIAR
De acordo com o idealizador e coordenador do projeto, o prof. Dr. Uri Flato, a ideia é fazer com que as crianças estejam preparadas para ajudar no resgate de um familiar. “São três pilares que sustentam o projeto, são eles: a responsabilidade social, projeto científico e educação. Sabemos que as principais ocorrências de doenças cardiovasculares acontecem dentro de casa e, muitas vezes, os avós e pais são acometidos. Por isso, pensamos em quem está mais próximo que são as crianças e elas não estão preparadas para fazer este resgate, por isso o projeto tem como objetivo treiná-las, assim, elas poderão fazer o reconhecimento da paradas cardíacas, como se comportar frente ao engasgo, fazer a massagem cardíaca, entre outros. Ou seja, são maneiras de ir plantando sementinhas para ter grande impacto na sociedade”, explica.
Ainda segundo o Dr. Uri, o projeto, além de beneficiar as famílias, é uma oportunidade de aprendizagem para os acadêmicos da Unimar. “Além da proposta de salvar vidas, estamos integrando os cursos da graduação, medicina e enfermagem, pós-graduação da área da saúde e as escolas de educação infantil, assim, parte deste projeto tem cunho científico, que é justamente a ciência da ressuscitação, ou seja, como a gente pode fortalecer e aumentar a chance das pessoas sobreviverem”, detalha.

TRABALHO FORTE
Os filhos dos colaboradores da Orion Tecnologia foram os primeiros alunos do Projeto. O diretor de marketing da empresa, José Tonon Junior, contou sobre a alegria de fazer parte deste momento. “Para nós, foi um presente ter sido escolhido para o lançamento deste projeto. Nós já realizamos um trabalho forte com as famílias que atuam conosco e levar este trabalho aos filhos dos nossos colaboradores foi uma dádiva. No primeiro momento, ficamos na dúvida se todos gostariam de participar, mas hoje vendo esta plateia percebemos como é importante este conhecimento”, destaca.
Ainda segundo Tonon, a oportunidade faz com a Orion possa fazer ainda mais pelos funcionários. “Para nós, é sensacional poder fazer mais pelos colaboradores. Esse projeto vai mostrar para os nossos filhos, até porque a minha também está participando, um pouco deste lado humano que a empresa tem, vai ser um momento histórico para todas as famílias e posso dizer, têm pais nesta noite que estão mais ansiosos e emocionados que os filhos. Quero agradecer à Unimar e ao HBU por este projeto incrível e, principalmente, ao Dr. Uri que está desenvolvendo com os acadêmicos, uma galera animada e engajada, estas ações que beneficiarão nossas famílias hoje e sempre”, complementa.
O projeto “Crianças Salvam Corações” tem como objetivo levar um treinamento às crianças e adolescentes. Primeiro, todos assistem vídeos educativos, criados especialmente para o projeto, com o objetivo de facilitar a memorização dos sintomas e metodologia para dar início aos primeiros socorros, bem como o número do resgate. Logo depois, elas aprendem, de forma prática, com manequins de simulação, a fazer a massagem cardíaca.
