Um professor da Unesp em Marília, acusado por alunos de assédio moral e constrangimento, foi demitido pela reitoria da instituição. O docente do curso de Relações Internacionais foi denunciado em relatos de 44 alunos reproduzidos em carta remetida à direção e respondeu a processo administrativo.
Portaria que resultou na demissão enquadrou o professor R.A, em artigos do regimento interno da Universidade, entre eles o artigo 256 do estatuto de servidores, que prevê demissão por procedimento irregular, de natureza grave.
A acusação contra o professor incluiu denúncias coletadas em manifestações dos alunos, muitas delas repetidas, sobre condutas em sala de aula.
Os relatos envolvem simular cantadas, comparações com namorados de alunas ou chamar de ‘senhor’ uma moça que reagiu. Além disso, usar longos trechos de aulas para "ensinar" sobre sexo e mais conversas indevidas.
O comportamento do professor em sala de aula, conforme apontado, criou situações que desconsideram “respeito e a dignidade”, além de ” constrangimento e desconforto que toram-se palavras de ordem”.
O relatório cita que "não se pode mais aceitar descaso" e aponta situações como escolher uma aluna e dizer que vai “mostrar como "dar prazer a uma mulher’”
Alunas dizem que, em meio a uma aula sobre Organizações Internacionais, questionou se “em uma situação hipotética", ficariam com ele.
O documento acusou o docente de “prática questionáveis, inadequadas, e que até mesmo, supostamente, incitam crimes”.
Os alunos falaram em ambiente de aprendizado em que “respeito e dignidade são desconsiderados”. Foi relatado no documento que o professor diz palavras ofensivas e comentários com teores sexuais e desrespeitosos, inclusive relatos de transfobia, sem conexão com o contexto do assunto ensinado, além de suposto assédio.
Dentre as mensagens expostas no campus, que teriam sido ditas pelo professor em sala de aula, estão: "só quando a mulher tira a calcinha, você descobre se ela é porca ou não" e "ninguém aguenta mais ver mulher com os peitos de fora, se você quer mostrar seus peitos, mostra para outro".
Comentários