top of page

PROGRAMA CAMINHO DA CAPACITAÇÃO: Com apoio dos deputados Dani Alonso e Capitão Augusto, Marília vai iniciar cursos gratuitos de qualificação profissional

  • Foto do escritor:  J. POVO- MARÍLIA
    J. POVO- MARÍLIA
  • 2 de set.
  • 3 min de leitura

Marília vai iniciar na próxima segunda-feira (dia 8), as aulas do sétimo ciclo do programa Caminho da Capacitação, do Fundo Social de São Paulo. As inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional também podem ser feitas até o dia 8.

Nesta etapa, o programa atenderá, além de Marília, os municípios de Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Echaporã, Fernão, Itapuí, Júlio Mesquita, Lupércio, Ocauçu, Oriente, Pompeia e Vera Cruz. Entre as opções de cursos estão: Pet (Banho e Tosa), Moda, Imagem Pessoal, Manutenção de Motos, Gastronomia, Soldagem e Tecnologia.

PÚBLICO ALVO E INSCRIÇÕES

O programa é destinado a pessoas com 18 anos ou mais em situação de vulnerabilidade social, como desempregados, beneficiários de programas sociais e mulheres chefes de família. Alguns cursos também estão abertos a jovens a partir de 16 anos. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo formulário disponível em www.cursofussp.sp.gov.br.

ree

DANI ALONSO DESTACA EXCELENTES RESULTADOS

A deputada estadual Dani Alonso e o deputado federal Capitão Augusto (PL), vêm acompanhando o projeto Caminho da Capacitação, idealizado pela primeira-dama do Estado, Cristiane Freitas.

Uma carreta-escola com estrutura do projeto leva cursos profissionalizantes para todo o Estado, abrindo portas e gerando novas oportunidades para famílias e jovens.

Com emendas parlamentares, Dani e Capitão Augusto estão levando essas carretas-escola para cada vez mais cidades e com Cristiane e o governador Tarcísio de Freitas, têm celebrado a formatura de alunos em diversas cidades, traduzindo esperança, conquista e futuro!

"Tem sido gratificante para nós acompanharmos de perto as carretas do Caminho da Capacitação, um projeto que tem levado geração de empregos, qualificação e oportunidade por todo o nosso interior. Tem recurso nosso nisso, tem esforço conjunto com o Fundo Social de São Paulo e os resultados têm sido excelentes", explicou Dani Alonso.

OPORTUNIDES DE GERAÇÃO DE RENDA

O objetivo do projeto é facilitar o acesso à educação, principalmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social e ampliar oportunidades de geração de renda.

Veja detalhes sobre como participar, quais cursos estão disponíveis e como as carretas irão circular.

O que é o Caminho da Capacitação?

O programa Caminho da Capacitação consiste em 30 carretas que percorrem cidades do estado oferecendo cursos gratuitos de qualificação profissional. O foco do programa é atender à população mais vulnerável, proporcionando capacitação rápida e certificada em áreas com maior demanda no mercado de trabalho.

O formato itinerante foi escolhido para garantir que os cursos cheguem até quem mais precisa, evitando o deslocamento dos alunos. Dessa forma o programa amplia o acesso à formação, promove a inclusão social e amplia as oportunidades para geração de renda. 

Como é a estrutura das carretas?

As carretas são equipadas com salas de aula acessíveis, banheiro, copa, sistema de presença com reconhecimento facial e internet via Starlink. Elas também possuem câmeras de segurança.

Cada carreta é montada conforme o curso que oferece. Por exemplo, a carreta de banho e tosa possui banheiras, secadores, água quente e outros itens essenciais para a realização do curso. Já a carreta de tecnologia possui computadores, fones, mesas de som e até uma sala para produção de vídeos e podcasts.

Cada ciclo conta com um grupo específico de cidades de uma determinada região. Dessa forma, o Caminho da Capacitação garante que a oferta de cursos atenda às necessidades locais e alcance o maior número possível de pessoas.

ree

Quais cursos são oferecidos?

O programa oferece mais de 40 cursos nas áreas de Gastronomia, Beleza e Bem-Estar, Moda, Tecnologia e Inovação, e Indústria. A disponibilidade de cursos por município pode variar, considerando as características e as necessidades específicas de cada um.

As aulas são conduzidas por profissionais do Centro Paula Souza e, ao final, todos os alunos recebem um certificado oficial de conclusão.

Quem pode participar?

Podem participar pessoas com idade a partir de 18 anos, desempregados, beneficiários de programas sociais e mulheres chefes de família. Não há exigência de escolaridade mínima. Alguns cursos também estão disponíveis para jovens a partir de 16 anos.

Como se inscrever?

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial do programa: https://www.caminhodacapacitacao.sp.gov.br/.

Após o preenchimento do formulário, o participante receberá um e-mail para confirmar a matrícula. Por isso, é importante fornecer um endereço de e-mail válido e estar atento à caixa de spam.

Os cursos são gratuitos?

Sim! Todos os cursos são totalmente gratuitos e quem concluir ganha um certificado oficial.

 Onde encontrar mais informações?

No site do Fundo Social: www.fundosocial.sp.gov.br ou no site oficial do programa: www.caminhodacapacitacao.sp.gov.br.

ree

Deputada Dani Alonso, governador Tarcísio de Freitas e o Capitão Augusto: integração e apoio

aos projetos de desenvolvimento do Estado

 
 
 

Comentários


bottom of page