top of page
Buscar
  • Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

Programa Nosso Campo destaca trabalho do Projeto Doce Futuro


Agricultores diversificam produção dentro do sistema agroflorestal O programa Nosso Campo, da TV Globo, destacou o trabalho do Projeto Doce Futuro, desenvolvido por voluntários em área anexa ao Bairro Maracá, na Zona Norte de Marília. A reportagem mostrou que há pouco mais de um ano, um terreno público com mais de 50 mil metros quadrados, em Marília, vem sendo limpo e cuidado por voluntários.

O verde toma conta do lugar que por muito tempo foi cinza. O que era problema, virou uma terra produtiva que produz legumes e verduras que alimentam mais de 100 famílias Johnny Santana é voluntário e cuida de uma parte especial: o Projeto Doce Futuro, que é o cultivo de abelhas nativas, sem ferrão. A criação delas agrega diversos benefícios. No terreno a variedade é grande, com mandioca, batata doce, alface, quiabo e alimentos da época como feijão de corda e maxixe. Segundo o presidente da associação do bairro, o último resultado da colheita foi de 60 quilos de comida, um alimento que vai para quem mais precisa. Esse trabalho baseado na simplicidade produtiva ainda está na fase inicial, considerado um projeto piloto.

AGRICULTURA SUSTENTÁVEL

O sistema de produção agrícola sustentável tem levado agricultores a adotar a agrofloresta, uma produção que ajuda a proteger o meio ambiente. Um desses exemplos é a agricultura sintrópica.

A produção é baseada no conceito da agrofloresta, que reúne no mesmo espaço a produção agrícola com as plantas que fazem parte do local. A ação foi pensada para produzir alimentos sem agrotóxicos e com uso de sementes crioulas, que não são geneticamente modificadas. Ela também une a conservação da mata natural ao cultivo de culturas comerciais. É uma forma de aproveitar e proteger a natureza e, ao mesmo tempo, investir nos cultivos produtivos.




33 visualizações0 comentário

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page