Projeto interdisciplinar da Unimar resulta em novo rebranding para o Café produzido pela Instituição

6 de dez. de 2025
3 min de leitura

Os acadêmicos do curso de Design Gráfico da Universidade de Marília (Unimar) encerraram a disciplina de criação com a apresentação de um projeto de rebranding do Café Unimar, produto cultivado na Fazenda Experimental e utilizado como referência prática nas aulas de Engenharia Agronômica. A proposta uniu teoria e prática ao desafiar os acadêmicos a desenvolverem uma nova identidade visual para um produto real da Instituição, reforçando o caráter interdisciplinar e a conexão do curso com as demandas do mercado.
A coordenadora do curso de Designer Gráfico da Unimar, Profa. Ma. Débora Massarolo Ottoboni destaca a importância desse tipo de experiência prática. “Um bom projeto é isso, entender o espírito e a alma do produto, e eles fizeram isso de uma maneira muito brilhante. Esses trabalhos entram para o portfólio deles, já representam contato com projetos reais, e é isso que a gente quer, formar profissionais técnicos rapidamente, que já vão estar inseridos no mercado, com aderência e conhecimento do mercado real”, ressalta.

Ao longo do semestre, os acadêmicos foram desafiados a revisar a identidade visual do produto, repensando marca, cores, tipografia, conceito e aplicação em mockups, com foco na valorização do café produzido na própria Universidade.
A docente do curso de Design Gráfico, Profa. Michele Campos, explica que a proposta buscou aproximar os alunos de um projeto concreto, com todas as etapas de criação. “O objetivo do projeto foi trazer para os alunos a possibilidade de fazer o rebranding do café da Unimar e eu achei muito legal porque eles se envolveram muito durante o processo. Tivemos uma aula com o professor Pedro, em que ele trouxe vários conceitos que aumentaram muito o repertório dos alunos e, a partir disso, eles desenvolveram um projeto completo, com conceitos, cores, tipografia e mockups. A gente fica muito orgulhosa do resultado”, afirma.
Além de consolidar o aprendizado técnico, o projeto também contribui para a construção de portfólio e para a preparação dos alunos para o mercado de trabalho. Para o acadêmico do curso de Design Gráfico, Miguel Nunes, que teve seu projeto escolhido para ser o novo rótulo do Café Unimar, a participação no projeto representou um marco em sua trajetória acadêmica e profissional. “Eu já gostava de design antes, então a escolha do curso não foi tão difícil. Sempre fui muito ligado à arte, mas quando eu entrei, eu estava praticamente cru, não tinha nenhuma experiência. Ao longo do curso, comecei a me arriscar mais no mundo do design, a ir mais fundo, porque eu sentia mais confiança aqui estudando na Unimar”, relata Miguel.
Ao falar sobre o rebranding do Café Unimar, Miguel destaca o desafio de traduzir a identidade da Instituição em um produto visualmente atrativo. “O desafio de fazer esse café foi realmente entregar tudo o que foi pedido, principalmente essa proposta mais premium, algo que representasse o café da Unimar. Uma das orientações era não usar o azul, mas eu quis ousar, porque acredito muito na cor da Unimar. Pensei que o azul, junto com o amarelo, ficaria muito legal. Na logo, decidi juntar o café com aqueles chanfros da Unimar, que, na
minha opinião, representam um pouco da potência que a Universidade é. Uni os dois e deu certo”, completa.








Comentários