top of page
Buscar
  • Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

Radares em Marília salvam vidas, aumentam a segurança e combatem a criminalidade


A comprovada redução de acidentes em Marília após a implantação dos radares de controle de velocidade está em levantamento comparativo do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga).

Entre os meses de maio e agosto (período de funcionamento dos equipamentos), dos anos de 2022 e 2023, os óbitos por acidentes de trânsito caíram de 5 para 3 (apenas um deles este ano no perímetro urbano da cidade). Os outros dois em estradas vicinais.

Além de salvar vidas, que é o principal objetivo da Empresa de Mobilidade Urbana de Marília (Emdurb) com o sistema, os radares também são efetivos como ferramentas de apoio à segurança pública e combate a criminalidade.

Prova disso foi uma ocorrência da Polícia Militar registrada na noite desta terça-feira (31), com o flagrante e apreensão de mais um veículo "dublê" (um Jeep Renegade ano 2020) que estava transitando pelas ruas de Marília.

O veículo foi flagrado ao passar pelo sistema de monitoramento de um radar instalado na Avenida Castro Alves, zona norte de Marília e retirado de circulação. O condutor foi autuado em flagrante no Plantão Policial.

Na semana passada, outro veículo "dublê" (um Hyundai I30 ano 2011) que estava sendo monitorado foi apreendido pela Polícia Militar na zona sul da cidade.

"BONS RESULTADOS"

O prefeito Daniel Alonso ressaltou a efetividade dos equipamentos eletrônicos instalados na cidade. "Evidente que ninguém gosta de ser autuado, mas o respeito as regras de trânsito evita esse dissabor e contribui de forma decisiva para a redução de acidentes e vítimas no trânsito de Marília. Quanto ao fator segurança pública, os radares já apresentam bons resultados com a retirada de circulação de veículos de origem ilícita".

Estudo realizado pela Emdurb aponta que 90% dos motoristas de Marília são considerados bons e respeitam as legislações de trânsito.

Dr. Valdeci Fogaça de Oliveira, presidente da Emdurb

"SISTEMA PARCEIROS DAS POLÍCIAS"

O presidente da Emdurb, Dr. Valdeci Fogaça de Oliveira, disse que a função dos radares como apoio à segurança pública trazem mais tranquilidade à população. "Um sistema parceiro das polícias no combate à criminalidade, de forma ágil e efetiva que resulta em prisões em flagrante, como a realizada ontem", observou.

"Segurança no trânsito e segurança pública em geral são fundamentais na garantia de boa colocação no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios e nesse sentido Marília vais e projetando como uma das cidades mais seguras do Estado", afirmou o Dr. Valdeci.




57 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page