top of page
Buscar
  • Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

Ranking do MEC reafirma qualidade e põe a Unimar entre as três melhores Universidades privadas de SP


De acordo com Índice Geral de Curso (IGC), Universidade de Marília é também 14ª melhor no Brasil, entre as particulares

A história de mais de 65 anos da Universidade de Marília (Unimar) é marcada por tradição, inovação e excelência. O resultado é a formação de profissionais capacitados e a transformação de vidas por meio da educação.

Referência, a Unimar continua conquistando resultados expressivos nas mais variadas avaliações. Divulgado na última semana pelo Ministério da Educação, a Universidade alcançou nota 4, em escala de 1 a 5, no Índice Geral de Cursos (IGC), sendo classificada como terceira melhor Universidade privada do estado de São Paulo (oitava entre privadas e públicas) e 14ª melhor do Brasil, também entre as particulares.

Para o Reitor da Universidade de Marília, Dr. Márcio Mesquita Serva, a nota representa todo o empenho da família Unimar e foi uma alegria receber os índices divulgados pelo Ministério da Educação. “Estar entre as três melhores Universidades privadas do estado de São Paulo e no oitavo lugar no ranking geral é uma emoção que deve ser compartilhada com todos da família Unimar, nossos professores, colaboradores, alunos, egressos e também a sociedade que está do lado da educação de excelência”, destaca.

O Índice Geral do Curso (IGC) é um indicador de qualidade das instituições de ensino superior no Brasil. Calculado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao MEC, a nota é a média ponderada de três indicadores: a média dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC), a média dos conceitos da avaliação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.

A Unimar segue mantendo sua nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) e sua posição de destaque no Grupo de Excelência, figurando ao lado das principais instituições do país. A avaliação é divulgada junto à nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), prova que avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, além do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que considera o desempenho dos estudantes, o corpo docente, a infraestrutura e os recursos didático-pedagógicos, entre outros itens.

Neste ciclo, os cursos de Educação Física e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas foram avaliados. No Enade obtiveram nota 4 e 3, respectivamente. Já o CPC foi de 3 para o curso de Educação Física e 4 para o curso de ADS. Essas notas altas colocam os cursos como os melhores de Marília e região.

Outro índice importante deste ciclo, que já havia sido divulgado, é o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que representa a diferença entre o desempenho dos alunos concluintes e dos alunos ingressantes de um curso. A nota obtida pelo curso de Educação Física foi 4 e a do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas nota 3.

A Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva destaca essa conquista. “A Unimar é uma instituição de ensino superior que valoriza a inovação e busca manter seus alunos atualizados com as últimas tendências do mercado. Sua abordagem de ensino une a teoria com a prática, com aulas ministradas em uma infraestrutura avançada por corpo docente de alta qualidade, sendo estes fatores importantes para a Instituição se destacar cada vez mais nas principais avaliações educacionais”, destaca.

“A Unimar é uma Instituição gigante, foi alicerce para a cidade durante a pandemia, não deixando os alunos sem aula e oferecendo à população cuidados de excelência na área da saúde. Este importante indicador nos impulsiona a seguir neste caminho e manter a qualidade da educação superior, contemplando ensino, pesquisa e extensão”, destaca o Reitor da Unimar, Dr. Márcio Mesquita Serva.

63 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page