Após mais uma eficiente ação de representantes da ONG Spaddes de Marília, no começo da tarde desta segunda-feira (18), Breno de Matos Oliveira, de 23 anos, foi peso em flagrante pela Polícia Civil, em uma casa no Bairro Labienópolis, em Garça, acusado de crime de maus-tratos contra animais.
Na ultima sexta-feira (15), a Delegacia de Defesa a Mulher de Garça (DDM) fez uma diligência no imóvel para apurar um outro caso. Naquela oportunidade, a delegada responsável pela diligência se deparou com dois animais em situação de maus-tratos no imóvel, sendo um cão de aproximadamente dois anos de idade, da raça pit bull e uma filhote sem raça definida. Os animais estavam em local insalubre, sem assistência médica veterinária e sem alimentação.
A delegada entrou em contato com a ONG Spaddes, através do diretor Gabriel Fernando, para solicitar apoio e a retirada dos animais do local. Porém, naquele dia a equipe da ONG Spaddes (que realiza excelente trabalho) não conseguiu ir até o local, sendo feito a diligência nesta segunda-feira. Durante a averiguação, com apoio do delegado de Polícia, Dr. Adriano Marreiro e equipe, foi encontrado um rapaz na residência, o qual franqueou a entrada dos policiais e da equipe da ONG.
Indagado sobre as condições dos animais, ele informou que estava tratando do animal e que um médico veterinário teria ido até a sua residência para examinar o animal, mas sequer soube falar o nome do veterinário ou apresentar medicamentos.
Naquele momento só estava visível o cachorro da raça pit bull, totalmente caquético, infestado de carrapatos, sem alimentação e sem água. O rapaz, indagado sobre o paradeiro do outro animal, um filhote, informou que havia doado para uma família.
Porém, a equipe da ONG e os policiais civis escutaram um choro vindo de dentro da casa, parecendo ser de um animal. Pela janela os policiais viram a cachorrinha filhote presa em um dos cômodos da residência, em local totalmente insalubre. Ela foi resgatada e o tutor dos animais recebeu voz de prisão pelo crime de maus-tratos, sendo conduzido até o distrito policial.
O médico veterinário atestou os maus-tratos pelas condições em que os animais foram encontrados, os quais foram encaminhados para tratamento médico veterinário e quando saudáveis serão encaminhados para adoção responsável. O rapaz foi preso em flagrante e deve passar por audiência de custódia.
Comments