top of page
Buscar
  • Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

RECONHECIMENTO: Gislaine Cavina, co-fundadora do Gacch, recebe Medalha do Pioneiro, do Rotary Club


A Medalha do Pioneiro, instituída pelo Rotary Club de Marília-Pioneiro, no Distrito 4510 do Rotary International, para pessoas que tiveram uma ação pioneira em favor da comunidade mariliense, foi entregue na Gestão 2021-22, à primeira presidente do Grupo de Apoio a Criança com Câncer e Hemopatias (Gacch), Gislaine da Silva Cavina, em cerimônia realizada na noite desta segunda-feira (16), na sede da Associação Comercial e de Inovação de Marília.

“É o reconhecimento ao trabalho que ela teve, com todo o pessoal do Gacch, ao criar esta casa de acolhimento às família que veem para nossa cidade, procurar um tratamento agressivo e que precisa de um local para ficar”, justificou a presidente do clube rotário mariliense, advogada Maricler Botelho de Oliveira, ao conduzir a cerimônia.

O GRUPO

Fundado em 2003 o Gacch assiste a crianças e adolescentes de Marília e região com câncer e hemopatias como hemofilia, anemia falciforme e talassemia em tratamento no Hemocentro e na Santa Casa de Marília. O atendimento também envolve a família com serviços que incluem alimentação, oficinas de artesanato, cursos ministrados por voluntários e atenção psicossocial. Atualmente cerca de 50 pacientes e familiares são beneficiados simultaneamente. A sede da entidade fica na Rua Júlio Mesquita, com aproximadamente 300 metros quadrados, com 15 cômodos, e foi conseguida graças a iniciativas da Santa Casa de Marília, do Supermercados Tauste e do Instituto Ronald MacDonald’s. “Antes, porém, um imóvel foi alugada em meu nome, até nos transferirmos para a sede atual”, recordou Gislaine Cavina, a primeira presidente da entidade, nos primeiros seis anos de criação da entidade.

FUNDAÇÃO DO GACCH

Ao agradecer a homenagem, Gislaine Cavina recordou o início das ações para a criação do Gacch, através de uma proposta da médica Doralice Marvulle Tan. “Fomos até Campinas ver como funcionava uma casa de apoio e dentro do ônibus viemos discutindo os detalhes, quando surgiu o nome Gacch”,lembrou. Ela citou um lema que considera fundamental para ações humanitárias: “Quem é voluntário, nunca está solitário”, disse ao explicar algumas dificuldades existentes no início e agradecer as presenças na sede da associação comercial dos voluntários Douglas, Vera e Angélica, além do marido Valter Luiz Cavina, dos filhos e alguns netos.

“Nosso grupo é coeso e sabe da importância do nosso trabalho à essas família que precisam de apoio”, falou ao ser presenteada pela própria mãe, Dona Laudi, que emocionou a todos ao agradecer a filha pela preocupação social que tem. “A minha filha gosta de fazer o bem aos outros”, disse a matriarca.

A homenagem faz parte dos comemorativos de aniversário do Rotary Club de Marília-Pioneiro, que completa nesta gestão rotária, 26 anos de fundação na cidade de Marília. “Ainda temos outras ações para marcar nosso aniversário”, lembrou Maricler Botelho de Oliveira ao citar as doações para a The Rotary Foundation e a admissão de novos associados.




52 visualizações0 comentário
bottom of page