O secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, estará em Marília na próxima terça-feira (30) para tratar com gestores e autoridades do setor sobre o programa de Regionalização da Saúde (Macrorregional de Marília), proposto pelo governador Tarcísio de Freitas.
O anúncio do evento, denominado "Oficina de Regionalização da Saúde", foi feito ao JORNAL DO POVO nesta sexta-feira (26) pela deputada estadual Dani Alonso (PL). Ela integra a Comissão de Saúde, uma das mais importantes na Assembleia Legislativa do Estado e voltada ao segundo maior orçamento do Governo do estado.
"O governador Tarcísio de Freitas está inovando a gestão no Governo do Estado e esses processo passa também pela área da saúde. O principal objetivo do Programa de Regionalização da Saúde é reduzir as desigualdades e aumentar a eficiência do gasto público, além de ampliar a oferta de serviços e reduzir as filas e a distância que as pessoas precisam percorrer para conseguir atendimento", explicou a deputada.
"E como inovação, será um marco, transformando e acompanhando de perto o sistema, com total transparência. O foco é reduzir as filas. Em conversas com o governador e o secretário Eleuses, pedimos para que Marília e consequentemente nossa região fossem incluídas nesse processo que trará grandes benefícios e eficiência no atendimento à população que usa e depende do SUS, distribuindo melhor os espaços e equipes de atendimento à saúde", afirmou Dani Alonso.
A Regionalização da Saúde vai implantar um sistema onde os ambulatórios médicos de especialidades e hospitais estaduais se adequem às necessidades regionais, tornando realidade o princípio da descentralização do sistema de saúde.
Também visa criar a possibilidade de revisão do papel dos hospitais de pequeno porte (com 50 leitos ou menos) para que passem a contribuir de forma efetiva, de modo que a rede regional possa assegurar à população o acesso a serviços de saúde em momento oportuno e com qualidade. Nesse processo, os Departamentos Regionais de Saúde (DRSs) passam a exercer um papel estratégico de articulação regional com os municípios em busca da construção de uma rede de serviços.
Atualmente, a Secretaria Estadual de Saúde conta com 17 DRSs distribuídas em todo o território paulista, responsáveis por centralizar, organizar e viabilizar o acesso à saúde pública. A medida prevê a unificação dos serviços de saúde por meio da Central Regional de Regulação, que deverá ser gerenciada de modo compartilhado entre o Estado e os municípios integrantes das respectivas Redes Regionais de Atenção à Saúde (RRAS).
O Programa de Regionalização da Saúde do Estado de São Paulo conta com a parceria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-SP) e o apoio da OPAS, com a qual foi assinada a Carta de Cooperação Mútua para a qualificação e fortalecimento da gestão estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de São Paulo.
A parceria propõe buscar formas de entrosamento entre si, visando criar, estabelecer e dinamizar redes ou canais permanentes entre seus quadros funcionais de forma a assegurar a cooperação.
No encontro em Marília, o secretário Eleuses Paiva estará acompanhado do presidente
do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-SP), Geraldo Reple Sobrinho e do Consultor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Renilsomn Rehem. O evento será a partir das 8h30 no auditório do Alves Hotel.
Deputada estadual Dani Alonso e o deputado federal Capitão Augusto com
diretores da Santa Casa de Marília
Comments