Buscar
  • J. POVO- MARÍLIA

Reitor da Unimar é um dos patronos do Connect ACIM, ao lado do Ministro Marcos Pontes


A Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, com o ministro Marcos Pontes


O Ministro cumpriu agenda na cidade e ministrou uma palestra na Unimar para alunos, professores, autoridades, empresários e profissionais da área de tecnologia e inovação, recebendo título de Visitante Ilustre da Universidade de Marília.


O Reitor da Universidade de Marília (Unimar), Dr. Márcio Mesquita Serva, é um dos patronos do novo Ambiente de Inovação Connect da Associação Comercial e de Inovação de Marília (ACIM), ao lado do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes e do Diretor da ACIM, Subhi Khalil. O lançamento oficial do Connect foi realizado nesta segunda-feira, dia 11, e contou com a participação do ministro, o astronauta Marcos Pontes. A agenda terminou na Unimar com palestra e entrega de Título de Visitante Ilustre da Universidade de Marília.

Fernanda, Pontes e Márcia Mesquita Serva, diretora da A.B.H.U

De acordo com o Reitor, “é uma honra ser patrono do Ambiente de Inovação Connect da ACIM, ao lado do Ministro Marcos Pontes e do Diretor da ACIM, Subhi Kalil, pois acreditamos que somente na atuação conjunta, em rede, poderemos transformar Marília em um polo de inovação e tecnologia em âmbito nacional e mundial. Vivemos um momento importante para a cidade de Marília e a Unimar sempre atuará em conjunto com nossa cidade para a melhoria da qualidade de vida da população, através da inovação e da tecnologia”.

PARCEIROS DA ACIM

A Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, destaca a participação da Universidade de Marília neste importante projeto. “A Unimar tem a alegria de participar do projeto desde o começo, nós somos parceiros da Associação Comercial e de Inovação de Marília, não apenas na aceleradora, mas no instituto e no fomento à inovação no município. Nosso Reitor teve a alegria de compartilhar e formar, junto ao Ministro Marcos Fonte e com o nosso querido Sub Kalil, os três patronos deste espaço, então foi importantíssimo este evento, um marco para a Instituição”, declara.

O Ambiente de Inovação Connect tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento de ideias, soluções e empresas, principalmente, as de base tecnológica e, para isso, conta com estrutura composta pela Connect Incubadora Virtual, Connect Aceleradora de Startups e Connect Instituto de Pesquisa.

Segundo o presidente da ACIM e Diretor de Inovação da Connect Ambiente de Inovação, Adriano Luiz Martins, foi uma emoção única. “Foi um dos dias mais extraordinários que eu tive a oportunidade de passar à frente da ACIM. Um momento especial em que inauguramos um novo ambiente, voltado a uma nova fase de colaboração e desenvolvimento da cidade, geração de emprego e renda, além de tudo aquilo que o Ministro pode trazer e deixar conosco, não apenas pelo cargo que ele ocupa, mas pela pessoa extraordinária que ele é, a mensagem que deixa e o seu legado”, enfatiza.

Para o docente da Unimar e Diretor Executivo da Connect Ambiente de Inovação, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, o lançamento oficial é mais um passo para o desenvolvimento e crescimento empresarial de Marília. “Foi um momento único, por vários motivos, mas principalmente pelo lançamento do ambiente de inovação, o Connect, em que a Universidade é a nossa principal parceira, e irá proporcionar novas oportunidades e empreendimentos para a cidade de Marília”, destaca.

A Executiva do Connect Ambiente de Inovação, Miquele Siqueira Cardoso, foi responsável por apresentar a todos o projeto, durante o lançamento, e destaca a alegria de participar de algo tão importante para a cidade. “Foi um dia fantástico e cheio de energia. Estamos muito felizes em ter o Ministro como um dos patronos do nosso ambiente de inovação e, tenho certeza, que irá reforçar ainda mais o nosso propósito”, ressalta.

Uma das agendas do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, foi conhecer a área que será construído o parque tecnológico de Marília, um ambiente em que serão instaladas diversas empresas de diferentes segmentos, mas que têm a tecnologia como ponto focal de seus negócios, voltado à inovação.

O prefeito de Marília, Daniel Alonso, destacou como foi importante a visita do Ministro para a cidade. “Uma alegria muito grande ter a participação de toda a classe produtiva e empresários, neste dia, recepcionando o Ministro no momento em que a cidade expira, inspira e transpira todas estas transformações no campo da tecnologia. Este parque tecnológico foi apresentado ao Ministro e foi importante neste momento, porque ele mostra o progresso de nossa cidade”, conta.

Durante a visita, o Ministro Marcos Pontes conheceu a Universidade de Marília, a metodologia diferenciada de ensino e os inúmeros projetos de pesquisa e inovação que vêm sendo desenvolvidos nos cursos de graduação e pós-graduação.

Segundo ele, um ponto importante do dia, porque acredita que a educação é a base de toda transformação. “O dia foi maravilhoso. Tenho descoberto coisas interessantes a respeito da cidade e das possibilidades que a gente tem em trabalhar em conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O ambiente da Universidade sempre me atraiu, é um local que gosto muito porque aqui a gente consegue testar e desenvolver conhecimentos, por ser um ambiente em que se produz muito, em termos de pesquisa e desenvolvimento”, destaca.

Ainda, segundo o Ministro, o Ministério tem uma série de projetos que priorizam a educação. “Quem me conhece fala que, por muitas vezes falo mais de educação do que de ciência e tecnologia, mas é porque são coisas interligadas e este tripé é o que sustenta o desenvolvimento de todos os países que atualmente consideramos desenvolvidos. O Brasil precisa seguir neste mesmo caminho, que já está provado que funciona, porque nós temos muitos jovens talentosos e, sem dúvida nenhuma, disponibilizar a eles oportunidades que a tecnologia, desenvolvimento de empresas e o empreendedorismo oferecem é essencial. Eu tenho certeza de que daqui sairão muitos empreendedores bons para o país”, ressalta.

Ao final do dia, no anfiteatro da reitoria da Unimar, o Ministro encontrou alunos, professores, autoridades, empresários e profissionais da área de tecnologia e inovação, e recebeu, das mãos da Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária, Fernanda Mesquita Serva, o título de visitante ilustre da Universidade.

“A palestra do Ministro foi inspiradora. Ele não apenas relatou as questões técnicas do Ministério, mas contou um pouco da sua história de vida. O que ficou foi um grande legado. Estamos felizes e assumimos o compromisso com os nossos estudantes de trazê-lo novamente às dependências da Universidade de Marília, para que esta história possa ser compartilhada e o dia de hoje vivenciado por mais e mais pessoas. Lembrando que a Unimar está inovando também, contamos agora com um setor específico para auxiliar os alunos e os professores nas buscas por editais de fomento, já que muitos estão disponíveis para alunos e pesquisadores, e é importante que a Universidade seja esta ponte de transformação para impulsionar os novos negócios de Marília e região”, finaliza.

48 visualizações0 comentário