J. POVO- MARÍLIA
RELAÇÕES BRASIL/ISRAEL: prefeito de Jerusalém abre portas a gestores brasileiros

O prefeito de Jerusalém, Moshe Lion, recebeu em seu gabinete a jornalista Ana Carolina Godoy e a digital influencer Tirza Magalhães, ambas de Marília. Durante a entrevista, na última quarta-feira (1º de fevereiro), ele frisou o apoio à aproximação entre sua cidade e os municípios brasileiros para um intercâmbio de cultura e inteligência.
O encontro na Prefeitura de Jerusalém foi articulado pela Holding Hadassa, com sede em Marília, que tem negócios internacionais, principalmente em Israel. O CEO do Grupo Empresarial, Jean Patrick Garcia, o Garcia do Povo, esteve presente e a digital influencer fez a captação de imagem, enquanto a jornalista conduziu a entrevista.
Ana Carolina Godoy agradeceu o gestor israelense pela oportunidade e o conduziu a respeito das inteligências aplicadas em Jerusalém que podem favorecer o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos municípios brasileiros.
A entrevista estreitou os laços entre Marília e Jerusalém, uma das cidades de maior destaque no Mundo, oportunizando o intercâmbio de inteligência e tecnologia com Israel. “Jerusalém é a cidade mais difícil do Mundo para se administrar por sua riqueza histórica milenar, diversidade de povos e, ao mesmo tempo, com muita tecnologia e modernidade. Uma cidade que preserva o passado e, simultaneamente, se direciona para o futuro”, disse Moshe Lion.
No entanto, o que a faz ser um desafio também é o que a torna referência para o Brasil, tanto em preservação, quanto em desenvolvimento urbano. No berço das três religiões monoteístas, o prefeito de Jerusalém destacou o cuidado com todas as populações, muçulmanos, cristãos, judeus ortodoxos e laicos, as permanentes escavações e restaurações quanto às novas descobertas do passado e investimentos em infraestrutura.
Moshe Lion assumiu a Prefeitura há quatro anos e tem voltado sua atenção também ao crescimento populacional, investindo em moradias, Educação e mobilidade urbana. O VLT (veículo leve sobre trilhos), trem movido à eletricidade, foi inaugurado durante seu mandato, com uma primeira linha em funcionamento.

A jornalista Carol, o prefeito de Jerusalém, Moshe Lion e a influencer Tirza
O prefeito municipal israelense acredita em Jerusalém como referência em preservar a história e também avançar. “Quem destrói o passado também está destruindo o futuro”, disse Moshe Lion, que reforçou a importância de uma gestão compartilhada. “Sou um pequeno elo em uma corrente de líderes da cidade de Jerusalém”.
Ele ainda mencionou que Jerusalém continua a se desenvolver. No entanto, se aprende, também pode ensinar. “Há muito o que se aprender ainda, mas Jerusalém pode ensinar as cidades brasileiras sobre como preservar a história do seu futuro”.
A entrevista estreita as relações para a realização do inédito Fórum de Prefeitos do Brasil, que ocorrerá em Jerusalém, entre 18 e 26 de agosto de 2023. A Hadassa é a idealizadora e realizadora do evento.
Moshe Lion reiterou a disposição da Prefeitura em receber e contribuir com os prefeitos brasileiros, assim como com os turistas e peregrinos. “Vocês brasileiros são de grande importância, principalmente por serem de um país amigável de Israel. E conhecidos pelo seu bom humor e alegria. É meu desejo que cada vez mais pessoas do Brasil venham trazer seu humor para Israel”, comentou Moshe Lion.
De Jerusalém,
Assessoria de Imprensa
Ana Carolina Godoy.
